Parlamentares solicitam reforma no CAPS Álcool e Drogas

por Comunicação — publicado 22/03/2022 18h15, última modificação 23/03/2022 16h37
Moção de reconhecimento aos servidores da unidade de saúde gerou pedidos para reforma do espaço
Parlamentares solicitam reforma no CAPS Álcool e Drogas

A vereadora Cristiane Celegato. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Na manhã desta terça-feira (22), durante a 6ª Sessão Ordinária, os servidores públicos lotados no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas foram homenageados pelos parlamentares, através de uma Moção de Reconhecimento A proposta foi da vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), visando o reconhecimento dos bons trabalhos prestados.

Além dos elogios aos esforços empregados pela equipe multidisciplinar que atua no espaço, os vereadores aproveitaram para solicitar atenção especial, por parte do Executivo, para que o CAPS AD seja reformado.

“O CAPS AD precisa urgentemente de reforma geral e troca de mobiliário”, afirmou Cristiane Celegato, ao parabenizar os servidores que atuam na unidade. “Os servidores do CAPS AD formam uma equipe especial e maravilhosa, que eu tenho a honra de acompanhar. Uma equipe que trabalha com amor e respeito a todos que ali são atendidos”.

Juliana da Ativoz (PSOL) reforçou o pedido de reforma, ao relatar uma visita feita no CAPS AD após uma forte chuva que afetou o atendimento. “Cheguei lá e eles estão todos se mobilizando para arrumar o espaço que estava cheio de água por causa dos problemas no telhado. Os servidores dali são incríveis e tiram dinheiro do bolso para fazer pinturas, para tentar adequar o espaço. Mas, não podemos ter um espaço de saúde que, por problemas estruturais, podem provocar problemas de saúde”, salientou a vereadora ao também pedir a ampliação do horário de atendimento do CAPS AD. “Precisamos reformar e ampliar os espaços de atendimento”.

Envolvida diretamente na criação do CAPS AD, Ana Paula Rossi (PL) contou como foi o processo de abertura da unidade na cidade, iniciada em 2006, quando ela estava à frente da Secretaria de Assistência Social.

“Na época, tínhamos dificuldades em encontrar tratamento para os usuários de álcool e drogas que procuravam ajuda. Em parceria com a Secretaria de Saúde, através do psicólogo Roberval Vivot, servidor efetivo, começamos as tratativas para solucionar o problema e abrir uma unidade que atendesse às necessidades de ambas as secretarias””, contou a parlamentar.

Ana Paula se mostrou preocupada com a estrutura atual do CAPS AD. “É importante ter condições de trabalho para proporcionar um atendimento de excelência. Os servidores dali, todos efetivos, são ótimos, mas fico preocupada com os problemas estruturais do espaço”.

Para Carmônio Bastos (Podemos) apenas as pessoas que utilizam o serviço compreendem a importância e o papel que a unidade faz na vida das pessoas. O vereador aproveitou para falar sobre as emendas parlamentares encaminhadas para a cidade e que podem ser úteis nas reformas dos espaços. “Nós já pedimos a reforma do CAPS AD. Devemos abraçar a causa pela importância dos trabalhos prestados e podemos contar com as emendas parlamentares que são encaminhadas, Renata Abreu e Ataíde Teruel já propuseram emendas para reformas de unidades”, apontou Bastos.

O CAPS Álcool e Drogas foi inaugurado em agosto de 2008 e integra a rede de atendimento psiquiátrico de Osasco, que conta também com o CAPS Adulto, CAPS Infantil e Emergência Psiquiátrica, que funciona no Pronto Socorro André Sacco, no Pestana.

“O tratamento oferecido no CAPS AD é multidisciplinar. Oferecem tratamento especializado, incluindo a realização de oficinas, atividades meditativas, educativas, atendimento individual e coletivo, e é importante para pessoas que estão em sofrimento e com transtornos mentais provocados pelo uso de álcool e drogas”, disse Cristiane Celegato, que além de pedir a reforma da unidade, solicitou a contratação de terapeutas ocupacionais. “Temos 19 profissionais no espaço, mas precisamos urgentemente de terapeutas ocupacionais”, finalizou.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos 1 | Galeria de Fotos 2Vídeo