PMO presta contas em audiência pública

por Divisão de Comunicação publicado 23/03/2018 12h37, última modificação 23/03/2018 12h37
Secretaria de Finanças demonstra números fiscais.

A Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Osasco realizou, na noite da última segunda-feira (26), audiência pública com finalidade de demonstrar a prestação de contas do Executivo Municipal, referente ao 3º quadrimestre do ano de 2017.

A realização da audiência teve como objetivo o cumprimento de um requisito legal que determina a obrigatoriedade de a Prefeitura Municipal prestar contas à população sobre a utilização dos recursos arrecadados pelo município.

Para representar o Executivo Municipal e apresentar as contas do período a que se refere a prestação, estiveram presentes: o Secretário de Finanças, Pedro Sotero de Albuquerque, e a Diretora de Contabilidade, Carine Donizete Simões.

Sotero mostrou-se otimista quanto aos avanços das finanças do Executivo no ano de se passou. “Os números de 2017 tiveram uma melhora significativa do ponto de vista fiscal. Estamos conseguindo avançar na consolidação dos indicadores fiscais”, afirmou.

Responsável por apresentar os números das metas fiscais de 2017, Carine Donizete dividiu a sua explanação em metas, como receita e despesa.

De início, ao falar sobre as receitas, Donizete afirmou que “o município conseguiu gerar recursos suficientes para custear as suas dívidas e cumprir as suas obrigações”. Para demonstrar a sua afirmação, comparou a arrecadação prevista pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2017, no valor de 2.299.363.822 (Dois bilhões, duzentos e noventa e nove milhões, trezentos e sessenta e três mil e oitocentos e vinte e dois reais) com o valor arrecadado pela Prefeitura, de 2.035.728.499 (Dois bilhões, trinta e cinco milhões, setecentos e vinte e oito mil e quatrocentos e noventa e nove reais).

Quanto às despesas, a responsável pela Contabilidade da PMO explicou que “na relação entre receita e despesa liquidada, a PMO teve um superávit de mais de 167 milhões. É esse o número considerado pelo Tribunal de Contas do Estado”. Os números mostrados apontam que, dos mais de 2 bilhões e trezentos milhões de dívidas, a Prefeitura liquidou 1 bilhão e oitocentos milhões. “A Prefeitura liquidou mais de 80% das suas dívidas”, encerrou Donizete.

Assista ao vídeo do evento

Veja as imagens