Podcast aproxima Câmara do cidadão com linguagem do mundo digital
Por Charles Nizs
Cerca de 30 milhões de brasileiros — 40% dos internautas no país — ouvem podcasts todos os dias, remetendo nosso país ao terceiro colocado no ranking mundial de consumo de podcasts. Estamos atrás apenas dos suecos e irlandeses, segundo dados divulgados pelo site Statista.
A Câmara Municipal de Osasco (CMO) acompanha essa evolução tecnológica e oferece mais uma maneira dos cidadãos acompanharem o que é votado em plenário, além de outros conteúdos produzidos pela Casa.
Deniele Simões, jornalista da CMO e uma das editoras do podcast, relembra a criação desse conteúdo: “Desde 2019, produzimos o podcast da Câmara Municipal. A ideia foi do jornalista Rodolfo Blancato e a diretora de Comunicação, Meiri Borges, aprovou a iniciativa”.
Maurício Viel, o outro editor e apresentador do podcast fala como é o processo de produção: “A ideia é fazer uma revisão curta, de cinco a oito minutos, de tudo o que rolou na CMO naquela semana. Gravamos todas as sextas e publicamos no site e nos agregadores de podcast no mesmo dia".
“No início, o programa se chamava Boletim da CMO e, depois, fizemos uma enquete nas redes sociais para rebatizar o podcast. Ganhou o nome nOZ — que remete a "Notícias de Osasco", visto que Oz é o apelido carinhoso de Osasco. Além disso, forma a sonoridade da palavra "nós", que representa a proximidade com o cidadão”, explica Deniele.
Para ouvir o nOZ podcast há várias maneiras: uma delas é acessar o site da Câmara de Osasco (www.osasco.sp.leg.br) e a outra é buscar o programa no Spotify (plataforma de streaming de áudio) e também em agregadores de podcast, como o Google Podcasts.
Ouça a mais nova edição do nOZ Podcast: