Polícia Militar é homenageada no Programa Nossa História

por COMUNICAÇÃO — publicado 15/12/2022 15h55, última modificação 16/12/2022 15h19
Instituição completa 191 anos nesta quinta-feira, dia 15

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 191 anos de existência. E, para celebrar a data, a Frente Parlamentar Nossa História, através do Programa Nossa História, homenageou a instituição convidando a Tenente Coronel Eunice Rosa Godinho, primeira mulher a comandar o 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em Osasco, para conduzir e hastear a bandeira do Brasil.

Ao seu lado, conduzindo a bandeira do Estado de São Paulo, estava Roseli Pereira Costa (agente de Segurança na Câmara Municipal) e também Neusa Nóbrega Prando, vice-presidente da Juventude Cívica de Osasco, que hasteou a bandeira de Osasco.

Três mulheres, três histórias. Três mulheres que construíram suas vidas na cidade que as acolheu. Acompanhada da filha e dos sogros, Roseli Costa falou incentivada pela filha, mas economizou nas palavras, que saíram forçadas pela emoção. “Agradeço a Deus por estar aqui com minha filha, meus sogros, e pelo convite feito pelo vereador Rogério Santos, muito obrigada a todos”, disse Roseli.

Também muito emocionada, Neuza Nóbrega lembrou-se do esposo e não segurou as lágrimas. “Agradeço ao meu esposo — que não está aqui fisicamente — e aos jovens da JUCO. Desculpe a emoção, estou lisonjeada pela homenagem. Esse programa abrilhanta ainda mais os 60 anos da emancipação de Osasco e o bicentenário da Independência, porque estimula a prática do civismo e da cidadania”, afirmou Neusa.

Primeira mulher a comandar o 14º Batalhão da PM em Osasco, a Tenente Coronel Eunice Rosa Godinho, também se emocionou ao contar sua história na Polícia Militar, comentar que talvez seja o último evento em que ela hasteia a bandeira do Brasil porque em 2023, completa 31 anos de PM e deve se aposentar e da gratidão que tem por Osasco.

“Olhe a grandiosidade da nossa cidade! Não sou osasquense de nascimento, mas sou de coração. Pessoas vieram de outros lugares para fazer suas vidas aqui e isso mostra a grandiosidade dessa cidade em acolher as pessoas. Mostrando amor pelos seus filhos e pelos filhos que ela adota”, ressaltou Eunice Godinho.

Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Rogério Santos (MDB) afirmou que a Câmara reconhece cada um dos atores que fizeram a cidade chegar aonde ela chegou.

“Exemplos desse reconhecimento são essas três mulheres, que alcançaram um espaço de representação e liderança. Hoje elas estão aqui e representam que não podemos viver em uma sociedade de conflitos, porque há espaços para todos”, reforçou Santos.

Josias da Juco (PSD) também falou sobre representatividade e espaço e lembrou aos estagiários da Juco, presentes na solenidade, que é importante aproveitar as oportunidades para conquistar objetivos. “Aproveitem essa oportunidade que vocês estão tendo. Eu ouvi isso de meu pai, quando entrei na Juco e aproveitei todos os momentos”, aconselhou o parlamentar.

Além do aniversário de 191 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o aniversário de 130 anos do 14º Batalhão em Osasco, celebrado no dia 4 de novembro também foi lembrado.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES