Primeira Audiência Pública do semestre debaterá criação do Fórum Inter-religioso

por Comunicação — publicado 27/07/2022 10h30, última modificação 27/07/2022 17h43
SEPPIR Osasco também debate tema na última semana de julho, nos CEUS das Artes

Audiência na Câmara será no dia 2 de agosto, às 19h

Por Ana Luisa Rodrigues

Há tempos a Câmara Municipal de Osasco tem sido palco de debates que fomentam a criação de um Fórum Inter-religioso na cidade e, abrindo o segundo semestre de 2022, a Casa de Leis realiza, no dia 2 de agosto, às 19h, no Plenário Tiradentes, a Audiência Pública referente à criação desse instrumento de debate e integração.

Na última semana de julho, dia 26, no CEU das Artes do Jardim Bonança, e no dia 28, no CEU das Artes do 1º de Maio, a Secretaria Executiva de Políticas de Promoção de Igualdade Racial promove audiências públicas para falar sobre o assunto. E é na Câmara Municipal que o ciclo de audiências se encerrará.

A Comissão Permanente de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero espera reunir representantes de diversas religiões, a fim de promover políticas públicas que avancem no combate à intolerância religiosa.

Há indícios de que os crimes de intolerância religiosa vêm crescendo no Brasil. Segundo mãe Luciana, liderança religiosa das religiões de matrizes africanas em Osasco, é fundamental a criação do Fórum para combater a intolerância.

“No evento que fizemos no CEU das Artes sobre o Julho das Pretas, a Vera Lopes comentou que, para conhecer sobre um assunto, você precisa estudar, você precisa ler. É assim que combatemos a falta de conhecimento e os preconceitos”, comentou Luciana, ao falar sobre a necessidade de promover ações que respeitem a diversidade religiosa.

Em junho, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene sobre Semana das Religiões de Matrizes Africanas, visando combater o preconceito e a intolerância religiosa, tornando o debate permanente e necessário.