Programa Nossa História abre celebrações do aniversário de Osasco

por Comunicação — publicado 17/02/2022 20h10, última modificação 19/02/2022 07h43
Programa Nossa História abre celebrações do aniversário de Osasco

Aparecida Braz, José Setter e Antônio Quevedo Filho. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

A Ordem dos Emancipadores de Osasco foi a convidada especial para a 24ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (17), que abriu as celebrações dos 60 anos da emancipação de Osasco. José Geraldo Setter, presidente honorário da Ordem, Aparecida de Cássia Braz, conselheira fiscal e filha de Armando Mathias Braz, um dos emancipadores da cidade, e Antônio Quevedo Filho, neto de Deolindo de Quevedo Menck, irmão de Antônio Menck, conduziram e hastearam as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco.

A solenidade especial contou com a presença dos vereadores Rogério Santos (PL), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco (PSD), Batista Comunidade (Avante), Adauto (PDT), Ana Paula Rossi (PL) e Joel Nunes (Republicanos).

Rogério Santos, que entregou para Aparecida de Cássia uma bandeira em homenagem a seu pai, falou sobre a importância da data para a Câmara. “Nós gostaríamos de realizar essa edição no dia do aniversário da cidade, mas temos a honra de abrir as comemorações dos 60 anos aqui no Legislativo hoje.

São muitas passagens bonitas que fizeram a nossa história. E estamos profundamente gratos em e celebrar essa 24ª edição hoje”, comentou o parlamentar, que aproveitou para informar que no sábado, dia 19, o Programa Nossa História realiza a solenidade especial de hasteamento das bandeiras no Paço Municipal, em uma parceria entre o Legislativo e o Executivo.

O presidente honorário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, carrega consigo a história da cidade. Seus avós vieram da Itália e se estabeleceram em Osasco em 1918. Setter nasceu na Vila Osasco, em 2 de outubro de 1935. Trabalhou nas empresas Cobrasma e Eternit, era um dos membros mais ativos da tradicional Associação Atlética Floresta e formou sua família na cidade. Setter construiu e constrói a história de Osasco.

“Os emancipadores praticaram o bem comum para a população e para a cidade. E esse conjunto de pessoas se tornou personagens históricos; são patronos históricos da cidade de Osasco e merecem ficar na história”, frisou Setter.

Se estivesse vivo, Armando Mathias Braz completaria 93 anos neste dia 17 de fevereiro. Em 2016, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Osasquense, proposto por Sebastião Bognar, que na época era vereador. Aparecida de Cássia Braz, filha de Armando, nasceu no ano da emancipação da cidade e cresceu no Jd. Bela Vista. Brincava na rua, andava de bicicleta e construiu sua história em Osasco. Durante 26 anos, dedicou-se ao serviço público cidade e agora está aposentada.

“Estou aqui, representando meu pai com muito orgulho. Eu e meus irmãos fomos criados aqui. Meus pais vieram de Minas Gerais e fomos acolhidos por Osasco, esta cidade abraçou minha família”, contou Cássia, emocionada.

Antônio Quevedo Filho é filho do emancipador homônimo e de Maria de Lourdes Melo de Quevedo; é neto de Deolindo de Quevedo Menck e irmão de Antônio Menck. Nasceu na ainda Vila Osasco e, em seu discurso, lembrou das histórias que seu pai viveu, segundo ele, “um visionário”. Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai me chamou para ir junto com ele em um lugar chamado Novo Osasco. Ele olhou pra mim e disse: 'Isso aqui vai ser um grande bairro'. E eu achava que ele estava maluco porque lá só tinha mato e morro. Meu pai tinha uma visão que poucos têm e é com muita honra que o represento”, falou Quevedo ao lembrar que seu pai viu o sonho da emancipação acontecer e viu Osasco se transformar numa grande cidade.

O presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Lázaro Suave, aproveitou a oportunidade e contou algumas histórias que ajudaram a transformar Osasco. “Tudo começou em 6 de janeiro de 1947, quando no Dia de Reis, um grupo de amigos se reuniu na casa da família Fiorita para discutir sobre o abandono que a Vila Osasco vivia". Nesta reunião, de acordo com Lázaro Suave, estavam presentes Carmine Fiorita, Dimas Tavares, Analcacis Simões, Antônio Braz Menck, Tenente Antônio Canos Quadros, Capitão Rodolpho dos Santos Ferreira, Alfredo Coimba, Ezzio Melli, Asdrúbal Gonçalves Torres e Reynaldo de Oliveira. Foi a partir deste ato que começaram os movimentos pela emancipação.

Lázaro Suave reforçou a importância das pessoas na construção de Osasco, em especial, Antônio Raposo Tavares, Antônio Agu, Dimitri Sensaud de Lavaud e os emancipadores, “que até os dias de hoje, em conjunto ou cada um na sua, buscam pela liberdade do povo”, concluiu Suave.

Aniversariante do dia, o vereador Josias da Juco agradeceu à todos os emancipadores e concluiu sua fala destacando a união das culturas e raças na formação da cidade. “É como está no Hino de Osasco: 'De mãos dadas, cultura e raças, se embalaram num mesmo querer; E do sonho se fez a cidade, que hoje se orgulha de ser; Osasco-Cidade Trabalho...', destacou Josias, ao comentar da honra em poder participar das celebrações dos 60 anos da cidade. “Eu tive oportunidade de colocar a placa dos 50 anos e agora coloco a dos 60 anos. Parabéns à cidade de Osasco”, concluiu.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo Edições Anteriores