Programa Nossa História celebra 155 anos de nascimento de João Collino

por Comunicação — publicado 28/07/2022 15h20, última modificação 04/08/2022 17h02
Descendentes do Italiano foram homenageados na 47ª Edição do Programa
Programa Nossa História celebra 155 anos de nascimento de João Collino

Família Collino tem ligação direta com criação de Osasco (foto: Robson Cotait)

Por Ana Luisa Rodrigues

Giovanni Collino chegou ao Brasil no ano da Proclamação da República, em 1889, aos 22 anos. Vindo de Osasco, na Itália, estabeleceu-se na região que homenagearia a cidade de origem. O Giovanni, que naturalizado brasileiro receberia o nome de João, foi homenageado na 47ª Edição do Programa Nossa História, que celebrou os 155 anos de nascimento daquele que daria o pontapé inicial na história da cidade que completou 62 anos de existência.

A família Collino se estabeleceu em Osasco, participou dos movimentos de emancipação, cresceu e tornou-se uma das famílias mais tradicionais da cidade. Tânia Regina Milani Collino, Guido Collino Junior e Raquel Cristina Odália de Carvalho Lima Chicoli representaram o patriarca da família na solenidade de condução e hasteamento das bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Osasco, na manhã desta quinta-feira (28).

Ivani Collino, prima de Raquel, agradeceu pela homenagem prestada a João Collino e falou sobre o orgulho de fazer parte da família.

“Somos todos muito unidos. Sentimos um imenso amor e orgulho de sermos osasquenses. Nós somos a maior família de emancipadores, em número, aqui em Osasco. Uma família predominantemente feminina. Estou muito feliz em ver que esta Casa homenageia pessoas que contribuíram com a história de Osasco”, afirmou Ivani.

A criança que brincava de guerra de mamonas e pegava girinos se emociona ao falar sobre sua infância nas, ainda, ruas de terra de Osasco. Hoje, a elegante Tânia Regina Milani Collino, filha de Aristides Collino Junior, bisneta de João Collino, não segurou a emoção ao agradecer pela homenagem.

“Este é um sobrenome que carrego com muito orgulho. Principalmente por trazer todas essas histórias na bagagem. Uma história que nós ajudamos a escrever aqui em Osasco. Tenho certeza que meu pai, o Tidinho, um emancipador, deve estar imensamente orgulhoso. Devemos a nossos antepassados e a todos os que lutaram pela emancipação da cidade que temos hoje”, declarou Tânia ao concluir: “Meu pai costumava dizer, amo o Brasil, mas meu coração é de Osasco”.

Filho do ex-vice-prefeito, Guido Collino, Guido Collino Junior contou sobre a participação de seu pai nos movimentos de emancipação e lembrou que toda a família tem uma história de luta pela cidade. “Estou muito orgulho pela homenagem a nosso bisavô. Minha gratidão por esse trabalho, muito bonito, de resgatar a história de Osasco. Meu pai foi vice-prefeito, todos os membros da família participaram da emancipação”, comentou Guido ao lembrar que no dia 29 de julho seria aniversário de Guido Collino, vice-prefeito entre 1967 e 1970 e 1970 e 1973.

“Foi uma edição emocionante por ver a força dessa família que ajudou tanto na história da nossa cidade. Quando a gente passa pela rua João Collino, temos apenas a referência de um nome, nem todos sabem quem foi João Collino. Essa homenagem é uma forma de agradecer”, disse Sebastião Bognar representando a Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES