Programa Nossa História celebra 80 anos de fundação do Bradesco

por COMUNICAÇÃO — publicado 16/03/2023 13h35, última modificação 21/03/2023 11h00
Homenageados têm vínculos com o banco, que escolheu Osasco para ser sua sede na década de 1950

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Robson Cotait.

O Bradesco celebra, em 2023, 80 anos de fundação e o Programa Nossa História, realizado na manhã desta quinta-feira (16), comemorou a marca convidando pessoas que têm suas histórias ligadas à instituição e à cidade.

O Banco Brasileiro de Descontos foi fundado em Marília (SP), em 1943, por Amador Aguiar. Dez anos depois, quando a instituição já era uma das maiores do Brasil, iniciou a construção de uma nova sede em Osasco, que ainda era um bairro de São Paulo.

A relação entre Bradesco e Osasco é tão forte que poucos sabem que a instituição foi criada no interior de São Paulo. Osasco se emancipou pouco tempo depois da inauguração da sede na cidade e ambos foram ganhando espaço e importância no cenário nacional.

José Roberto Guzela, diretor-regional de Bradesco, que conduziu e hasteou a bandeira do Brasil, lembrou uma frase que o prefeito Rogério Lins costuma falar e reforçou o papel da Instituição no desenvolvimento do município. “O prefeito Rogério Lins fala que uma cidade que tem a Cidade de Deus tem tudo para dar certo. O Bradesco não era um banco como é hoje e a cidade nem era cidade quando viemos para cá. O Bradesco é um dos maiores bancos do sistema nacional e a Osasco uma das maiores e mais importantes cidades do país. Crescemos juntos”, comentou Guzela, ao agradecer o convite para comemorar os 80 anos do Banco na 80ª edição do Programa Nossa História.

Gerente de uma das maiores agências do Bradesco do Brasil, Wagner Monfaldini conduziu e hasteou a bandeira de São Paulo. Ele reforçou a importância da Instituição para a cidade. “A parceria Bradesco e Osasco é muito forte. O Banco sempre foi parceiro nas questões do esporte, educação e tivemos uma contribuição importante na pandemia em ações junto com a prefeitura”, ressaltou Monfaldini.

O Bradesco apoiou equipes que conquistaram títulos nacionais e internacionais no vôlei e no basquete feminino e, atualmente, realiza um trabalho nas categorias de base de ambas as modalidades.

Cliente do Bradesco desde 1977, o comerciante Jorge Kamalakian hasteou a bandeira de Osasco. “Agradeço ao gerente da minha agência, o Wagner, pela lembrança para que eu pudesse estar aqui. Vim de uma cirurgia e fiquei na dúvida de aceitar ou não. Mas em respeito à amizade ao Vagner e a esta instituição aceitei, muito obrigado”, afirmou Kamalakian.

Idealizador do Programa Nossa História, Sebastião Bognar falou sobre a história de Osasco e do Bradesco, bem como de personalidades como Raposo Tavares, Antônio Agu e Amador Aguiar.

“Amador Aguiar era um homem de muita visão e com ele começou a ser escrita essa história. E hoje a Edição de número 80 do Nossa História celebra os 80 anos do Bradesco. Nossa gratidão a essa instituição”, declarou Bognar.

Josias da Juco (PSD) agradeceu a todos os convidados pelo respeito pelo Legislativo. “Quando a gente vê a biografia de vocês, a gente vê um pouco da história de vida e das conquistas de cada um e de como a cidade e o Banco fazem parte”, disse o parlamentar, agradecendo a cada um dos homenageados nesta edição especial do Nossa História.

MULTIMÍDIA »» FOTOS | VÍDEO (ÍNTEGRA) | REPORTAGEM (ABAIXO) | EDIÇÕES ANTERIORES