Programa Nossa História celebra Dia dos Pais

por COMUNICAÇÃO — publicado 11/08/2022 15h30, última modificação 15/08/2022 11h19
49ª Edição reuniu pais e filhos às vésperas da data comemorativa

Por Ana Luísa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Cada um dos três filhos do servidor público e jornalista Maurício Viel tiveram a experiência de hastear a bandeira do Brasil durante a 49ª Edição do Programa Nossa História, realizado na manhã desta quinta-feira (11). A solenidade, além dos 60 anos de Osasco e dos 200 anos da Independência, celebrou o Dia dos Pais.

Maurício Viel Macias (servidor efetivo da Câmara Municipal de Osasco), Cid Pedro de Carvalho (membro da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo) e Fernando César Portella Netto (servidor da Prefeitura de Osasco por 45 anos) conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e Osasco.

Os homenageados agradeceram aos organizadores da solenidade pelo convite, aceito com orgulho por todos, e falaram sobre a importância de momentos cívicos como este.

“É interessante estar deste lado, para a gente que sempre está nos bastidores”, comentou Maurício Viel, integrante da diretoria de Comunicação da Câmara de Osasco, que também contou histórias até então desconhecidas pelo público.

Uma delas diz respeito à gravação do Hino de Osasco, executado frequentemente nos eventos do Legislativo. “Há mais de 10 anos eu consultei o decreto que oficializa o Hino de Osasco, onde havia a partitura. Como ainda não tínhamos uma versão gravada do hino e pedi a colaboração de Osvaldo "Teti" Yokoo, então funcionário da TV Câmara Osasco e que hoje é de saudosa memória. Segundo Viel, Yokoo era produtor musical e adaptou a partitura para vários instrumentos e gravou todos eles, além de ter emprestado sua voz.

Viel também ressaltou que no dia da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro, também serão comemorados os 100 anos do rádio em nosso país.

Há algumas semanas, Cid Pedro de Carvalho, com a neta Ana Giulia nos braços, acompanhou um evento do Programa da Nossa História e se emocionou com aquele momento. Ele não imaginava que em breve ele mesmo seria homenageado. O osasquense, que superou muitas dificuldades na vida, inclusive o alcoolismo, agradeceu a Deus pelas oportunidades.

“É preciso agradecer a Deus por mais um dia de vida e pela luz que brilha nesse céu. Obrigada a todos pela oportunidade de compartilhar com vocês esse momento civil”, disse emocionado Cid Pedro, que comemorava 14 anos, 6 meses e cinco dias longe do vício.

Fernando César Portella Netto, servidor público de matrícula nº 33 na Prefeitura de Osasco, prestou serviços por 45 anos naquele órgão público e foi suscinto em suas palavras. “Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida”, declarou sob aplausos dos presentes.

Um dos responsáveis pela realização do Programa Nossa História, Sebastião Bognar falou sobre a missão do programa e destacou a 49ª Edição. “Estamos celebrando também o Dia dos Pais, com três pais que conseguiram formar lindas famílias. Esse programa também resgata a história daqueles que participaram da nossa história. E aqui ficamos sabendo de histórias desconhecidas do público e que ajudaram a estruturar o presente.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEOEDIÇÕES ANTERIORES