Programa Nossa história homenageia JUCO pelos 60 anos de existência

por Comunicação — publicado 28/04/2022 16h55, última modificação 12/05/2022 15h46
Alunos da 121ª Turma prestigiaram solenidade, que contou com o comando da instituição
Programa Nossa história homenageia JUCO pelos 60 anos de existência

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

"Uma vez JUCO, sempre JUCO".

A edição do Programa Nossa História, realizada na quente manhã desta quinta-feira (28), celebrou os 60 anos da Juventude Cívica de Osasco convidando, para a solenidade de hasteamento das bandeiras, a presidente, a comandante e um ex-estagiário da JUCO.

O hino da instituição foi executado ante dos hinos de Osasco e do Brasil. A bandeira azul da instituição foi conduzida pelo vereador Josias da JUCO (PSD), que se orgulha de levar o nome da “escola da vida” no nome "de guerra".

A bandeira da JUCO tremulou ao lado das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Osasco. Os convidados para o hasteamento foram a professora Daniela Yuri Barbosa Cunha (presidente da JUCO), Claudenes Begnini (ex-JUCO e atual secretário adjunto de Transporte e Mobilidade Urbana de Osasco) e Érica Cristina Vassoler (atual supervisora de estágio da JUCO), que conduziram e hastearam as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Osasco, respectivamente.

O evento foi marcado pela emoção nas declarações dos participantes e nos bons conselhos dados aos jovens que integram a 121ª turma de estagiários da JUCO, presentes para representar todos os estagiários da instituição.

“Hoje é uma manhã alegre e especial. É uma data significativa, nem dá para acreditar que já são 60 anos de trabalho. São décadas de perseverança de todos os que nos precederam”, ressaltou a presidente da JUCO ao lembrar do primeiro prefeito de Osasco — Hirant Sanazar, que fundou a JUCO em 1962 — e de seu pai, o professor Daniel Barbosa — falecido recentemente e que presidiu a JUCO por décadas.

Aos alunos, Daniela reforçou a importância de cada um deles para a existência da instituição. “A JUCO não é um prédio, não são paredes. A JUCO é gente, são vocês. Nosso objetivo é mudar e transformar a vida de cada um de vocês. Levem o azul da farda no coração”, disse.

A comandante Érica Vassoler, após ser elogiada por todos pelo seu profissionalismo e competência, pediu que os alunos nunca percam a fé. “Eu tenho uma imensa gratidão e reconhecimento pela JUCO e pelo professor Daniel. A Juco é cada um de vocês. Nunca percam a fé em Deus, respeitem os pais e as pessoas que acreditam em vocês”, declarou.

Ex-estagiário da JUCO, o secretário adjunto da SETRAN agradeceu ao Legislativo pela parceria com o Executivo que, segundo Claudenes, tem rendido “bons frutos”. Falou sobre sua trajetória na administração pública desde os tempos de estagiário e pediu que os atuais estagiários aproveitem o tempo que passarão pela JUCO. “Prezem pela família de vocês e valorizem o tempo que passarão na JUCO. Eu já estive lá e sei o quanto é importante deixarmos nosso legado. Sigam o exemplo do professor Daniel; sejam persistentes, aprendam, coloquem em prática o que será ensinado a vocês na vida profissional e na vida pessoal”, pediu Begnini.

Eterno "JUCO", o vereador Josias tirou selfies com estagiários, cantou o hino, bradou o grito de guerra e lembrou o quanto a JUCO foi fundamental em sua vida. O parlamentar aproveitou para agradecer aos pais dos estagiários pela confiança na instituição. “Minha gratidão a todos os pais que acompanham seus filhos. Obrigado pela confiança na JUCO. Tenho certeza que essa instituição não vai desapontar".

Josias recordou dos momentos que passou com o professor Daniel Barbosa. “O professor Daniel era um educador, um homem honrado e amoroso. Ele defendia seus alunos; era um pai, um amigo. Foi ele quem me incentivou a entrar na vida pública, quem me orientou, quem me inspirou”, revelou Josias. “Tenham gratidão àqueles que cuidam de vocês. Não deixe para depois. Sigam os bons exemplos”, concluiu Josias.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude das comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Edições Anteriores