Programa Nossa História Recebe Funcionários da Câmara

por Comunicação — publicado 13/01/2022 17h10, última modificação 06/02/2022 09h50
19ª Edição contou também com a presença dos vereadores Josias e Pelé da Cândida

Por Ana Luisa Rodrigues

Um jogo de luz e sombra formado pelas nuvens que encobriam o sol durante a 19ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Osasco, iluminou as bandeiras e os convidados para hasteá-las.

Desta vez, o programa fez uma homenagem aos fotógrafos pela comemoração do Dia do Fotógrafo e Dia da da Fotografia, em 8 de janeiro. Representando os fotógrafos, a Frente Parlamentar Nossa História convidou Ricardo Migliorini, servidor efetivo da Câmara Municipal.

“Como bom fotógrafo não gosto de ficar à frente das câmeras. Espero que os fotógrafos aqui caprichem nos registros. Quero agradecer pela homenagem ao nosso dia. Sou fotógrafo há quase 40 anos. Entrar no concurso da Câmara foi uma virada na minha vida”, comentou o fotógrafo, que também é arquiteto, formado pela FAU/USP.

Paranaense de Maringá, Migliorini fez a primeira foto oficial da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e hoje é responsável pelos registros oficiais da Câmara Municipal de Osasco. “Quando estou com a câmera na mão eu procuro fazer o melhor. Estou aqui para servir, independentemente de que esteja à frente da lente”, comentou Migliorini, que conduziu e hasteou a bandeira de Osasco.

A bandeira do estado de São Paulo foi conduzida pelo também servidor efetivo da Câmara, Maciel Rigueto. Sua história de vida inspirou os presentes. Efetivo na função de copeiro, Rigueto é conhecido pela sua resiliência e fé. Já foi catador de materiais recicláveis no interior de São Paulo e chegou a Osasco em busca de emprego, como ele diz, “ouvindo a voz de Deus”. Até que teve a oportunidade para ingressar nos quadros da multinacional DuPont. Quando a vida ficava mais difícil, Rigueto depositava suas esperanças na fé e confiava no que ele chama de “propósito de Deus”.

“Recomeçar sempre. Não desistir nunca, lembrar que sempre tem alguém que lembra de você. Sempre me perguntei qual era propósito de Deus em minha vida. E sei que foi Ele quem me deu as oportunidades e quem me colocou aqui. Ele tem um propósito na vida de todos nós, por isso, não tenha dúvida disso, não pare, não desista”, aconselhou Rigueto.

Quem também ensina lições de resiliência é o vereador Pelé da Cândida (MDB), que hasteou a bandeira do Brasil. Foram cinco tentativas até conseguir se eleger vereador na cidade em que nasceu. Pelé da Cândida é conhecido pela sua transparência. Não esconde suas opiniões, mesmo que elas não agradem. Não costuma “nadar contra a correnteza”, mas deixa claro que suas convicções prevalecem.

“Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Nunca desista dos seus. Uma vez uma pessoa me perguntou: você acha mesmo que um vendedor de produtos vai virar vereador na cidade? E eu respondi, não só acho, como vou”, contou o parlamentar. “Nossa contribuição é deixar um legado, enquanto estamos vereadores”, afirmou Pelé, ao contar que a política está em sua vida desde antes dele nascer.

“Meu bisavô e meu avô já trabalhavam com política. Não tem segredo: é conversar, andar, estar junto ao povo”, disse Pelé, que há 50 anos vive no mesmo bairro e na mesma casa em Osasco.

Preocupado com o avanço da nova cepa da Covid-19, o presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Rogério Santos (PL), avaliou com o presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), se a solenidade deveria ser adiada. Ambos concordaram que seria seguro realizar o evento seguindo as regras de segurança.

“Estamos tomando todos os cuidados. Sabemos que essa atividade é importante porque estamos comemorando os 60 anos da história de Osasco. Todos os convidados que participam do evento têm o meu mais profundo respeito e admiração”, comentou Santos, ao explicar que as pessoas que participam do Programa Nossa História têm suas próprias histórias e representam a pluralidade, que é muito bem-vinda na democracia.

“Há histórias de vida que demonstram a grandeza do nosso povo, da nossa gente, de pessoas que não desistem e são capazes de recomeçar sempre”, ressaltou.

Josias da Juco (PSD) declarou que o Programa Nossa História não realiza apenas um evento de hasteamento das bandeiras. “Não é só hastear a bandeira, é conhecer as histórias das pessoas. A gente não conhece as histórias das pessoas que muitas vezes a gente encontra com frequência. Mas, no hasteamento da bandeira, a gente conhece suas histórias de vida”, frisou após falar sobre propósito de vida. “Eu entendo que todos nós vivemos por um propósito, e que quando a gente vive pelo propósito e pela proposta de Deus, as coisas realmente mudam em nossas vidas”.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo Edições Anteriores