Programa Nossa História reverencia mães

por Comunicação — publicado 12/05/2022 15h40, última modificação 12/05/2022 16h48
Convidadas para conduzir e hastear bandeiras se emocionam em dia de homenagens às mães
Programa Nossa História reverencia mães

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

O mês de maio também é o mês das mães. No segundo domingo do mês é celebrado o Dia das Mães e a comunidade católica dedica o mês às comemorações em homenagem à Maria, mãe de Jesus. Em homenagem ao Dia das Mães, o Programa Nossa História convidou três mulheres — mães e profissionais — para conduzir e hastear as bandeiras do Brasil, São Paulo e Osasco.

Com discursos emocionados e agradecimentos à Osasco, cidade que as acolheu, a Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana — Tenente Coronel PM Eunice Rosa Godinho —, a médica pediatra Dra. Lorna Lynn Burleigh Young Silva — da Escola Yazigi — e a advogada Dra. Rita de Cássia Araújo Cruz — servidora pública — falaram sobre suas experiências como mulheres, mães e profissionais.

“Osasco é uma terra acolhedora como uma mãe. Engrandece, respeita e incentiva as pessoas. Sou grata a essa cidade que me proporcionou tantas coisas. Sou grata à Maria, que aceitou ser mãe de Jesus. Meu mais profundo respeito a todas as mães, principalmente àquelas que perderam seus filhos e buscam forças para continuarem lutando”, comentou a Dra. Rita, responsável pela condução da bandeira de Osasco. Ela se lembrou de todas as mães que lutam para criar seus filhos, especialmente aquelas que passam pela tristeza de perdê-los.

Há 38 anos à frente da escola de idiomas Yazigi, em Osasco, Lorna Lynn Burleigh Young Silva contou que foi muito criticada quando decidiu abrir um negócio em Osasco. “Quando vim pra cá, me criticaram e perguntaram o que uma menina do Sul de São Paulo faria em uma cidade como Osasco. Mas, foi aqui que criei meus filhos e devo à cidade tudo o que construí”, afirmou Lorna, que também declarou que a cidade a ajudou a mudar suas perspectivas. “Não tive grandes desafios, porque vim de uma família que me favoreceu. Fico muito emocionada por ver histórias de mulheres fortes, que venceram mesmo que em meio a tantas dificuldades”. A médica e educadora conduziu a bandeira de São Paulo.

Conduzindo a bandeira do Brasil, a Tenente Coronel PM Eunice Rosa Godinho homenageou a PM Feminina, criada em 1955, no Estado de São Paulo, sendo a primeira na América Latina. “Vim para atuar na região de Osasco em 2013. Essa cidade foi muito importante para mim, pois é uma cidade empreendedora, bonita e acolhedora. Osasco é uma das cidades mais seguras que temos, principalmente se comparada com cidades do mesmo porte”, declarou Eunice, que também fez um alerta para a quantidade de crimes contra mulheres cometidos no Brasil.

“O Brasil é um dos países que mais cometem crimes contra as mulheres. Mas a mulher pode estar em qualquer lugar que ela queira. E uma das nossas maiores empreitadas diz respeito ao combate aos crimes contra as mulheres. As estatísticas não representam a realidade, porque muitas mulheres não notificam”, disse Eunice. “Se a violência contra a mulher existe e nosso país tem isso em alto grau, precisamos reverter esse quadro com prevenção e educação. A cada dez estupros, de 7 a 8 acontecem dentro de casa e são cometidos por conhecidos da vítima”, alertou a Tenente Coronel.

Sem conseguir conter as lágrimas, Eunice Rosa agradeceu à sua mãe pela presença no evento, Nilza Maria dos Santos Godinho, vereadora na cidade de Piedade/SP.

Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Rogério Santos (MDB) contou histórias sobre sua mãe e reforçou a importância do respeito às mulheres.

“Mulher pode ser o que quiser ser, pode ser tudo o que ela almejar ser. Mas o título mais importante que uma mulher pode ter, e que excede a capacidade humana, é a capacidade de ser mãe. É por causa da mulher que a humanidade tem condições de se perpetuar”, disse o parlamentar ao homenagear todas as mulheres, especialmente as mães.

O vereador Josias da Juco (PSD) também contou histórias sobre sua mãe, que teve 21 filhos, dos quais 15 ela pôde criar e ver crescer. “Ela era um exemplo. Agradeço por tudo o que ela fez por mim, mesmo nas dificuldades. Ela nos passou valores que nos acompanham por toda a vida”, declarou Josias. Em seguida, o vereador parabenizou as mulheres homenageadas e agradeceu pelo profissionalismo, competência e força de mãe que cada uma mostrou.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude das comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Edições Anteriores

câmara-de-osasco-site.gif