Projeto de escola de Osasco engaja jovens ao mostrar funcionamento do Legislativo

por COMUNICAÇÃO — publicado 03/08/2022 11h45, última modificação 04/08/2022 10h38
Alunos da Escola Estadual Educador Paulo Freire visitaram a Câmara Municipal

Vereador Josias e o assessor técnico Paulo Bim recebem alunos da escola Educador Paulo Freire.

Por Charles Nisz. Foto: Ricardo Migliorini.

Para engajar os alunos sobre a importância da participação política, a professora de Filosofia Jacinta Santos, da Escola Estadual Educador Paulo Freire, resolveu criar um projeto para fazer os alunos vivenciarem a política no dia a dia.

Os alunos irão se candidatar aos cargos em disputa na eleição de 2022 (deputado estadual e federal, senador, governador e presidente). Eles apresentarão suas propostas de campanha e são votados pelos colegas. “Os vencedores serão convidados a acompanhar a Câmara Municipal por uma semana”, conta a professora Jacinta.

Na tarde desta terça-feira (08), os alunos foram recebidos pelo vereador Josias da Juco (PSD) e por Paulo Bim, Assessor Técnico da Mesa Diretora da Câmara de Osasco. Na visita, conheceram as dependências dos prédios e aprenderam sobre o processo legislativo, sobre o trâmite das votações e como funcionam as relações entre o Poder Legislativo e o Executivo Municipal.

“Temos o Projeto Câmara Vai à Escola, no qual os vereadores visitam os alunos. Mas, hoje foi a escola que veio conhecer a Câmara e os vereadores. Para o ano que vem, teremos o projeto Autoridade Jovem, no qual alunos do Ensino Médio acompanharão os trabalhos legislativos”, revelou Bim.

Uma das alunas presentes na visita foi Budelyne Pierre. Ela é filha de imigrantes haitianos e chegou ao Brasil em 2019. Bastante interessada em política, ela diz que "a participação de todos é importante para melhorar a política”. Budelyne concorre ao cargo de governadora no projeto idealizado pela professora Jacinta. “Estou pensando em propostas para melhorar o Estado e conquistar os votos dos meus colegas e vencer a eleição”, diz a aluna.