Projeto que propõe validade indeterminada do Laudo Médico Pericial para determinadas doenças será pautado

por Comunicação — publicado 18/02/2022 10h59, última modificação 18/02/2022 10h59
Se aprovada, medida beneficiará pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down ou Deficiência Intelectual
Projeto que propõe validade indeterminada do Laudo Médico Pericial para determinadas doenças será pautado

Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Ana Luisa Rodrigues

Está na pauta de votação o Projeto de Lei nº 63/2021, de autoria do vereador Rogério Santos (PL), que dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico Pericial ou Relatório Médico que ateste que a pessoa seja portadora do Transtorno do Espectro Autista – TEA, ou Síndrome de Down, e/ou Deficiência Intelectual. O projeto, que recebeu parecer favorável da Procuradoria e das Comissões Permanentes de Economia e Finanças, Saúde e Assistência Social e Constituição e Justiça, deve ser discutido, em Primeira Discussão, na próxima Sessão Ordinária, prevista para terça-feira (22).

O presidente da Câmara Ribamar Silva (PSD) acredita que, se aprovado, o projeto abrirá novas frentes em defesa das pessoas portadoras do espectro autista.

“Há tempos os parlamentares da Câmara preocupam-se com o assunto. Sempre que aprovamos projetos nesse sentido, sabemos que o debate é ampliado e isso é fundamental para que possamos debater mais ações voltadas para políticas públicas que beneficiem essa população”, comentou Ribamar.

Autor do projeto, o vereador Rogério Santos defendeu as pautas sobre portadores de autismo durante a Sessão do Expediente da 2ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 15. Segundo o parlamentar, “Osasco está trabalhando políticas públicas voltadas as pessoas autistas com alguns grupos há muito tempo e tem conquistado avanços importantes”, comentou o vereador, ao defender os trabalhos desenvolvidos na cidade, inclusive por outros vereadores.

Recentemente, os debates em torno do desenvolvimento de políticas públicas para essa parcela da população ganharam o reforço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que incluiu uma pergunta sobre autismo no questionário de coleta de dados para o Censo de 2022, que começa em junho e termina em agosto. Isso possibilitará um diagnóstico mais preciso sobre o número de portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista) no Brasil. Os dados do Censo são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas em todos os setores.

Leis e Decretos em Osasco

Em 2013, através da Lei Ordinária 4585/2013, foi instituído o Dia de Conscientização do Autismo em Osasco. Desde então, com uma série de projetos apresentados abordando a questão, os avanços foram progressivos. Em 2019, o Decreto 12.084 tratou da permissão de uso de um terreno localizado no Jardim D’Abril para a ABRAAC - Associação Brasileira de Autismo. E, em 2021, o Decreto 12.891 instituiu a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autista - TEA.