Projeto sobre “Olimpíadas do Conhecimento” tramita em três comissões da Câmara

por Divisão de Comunicação publicado 20/05/2021 13h44, última modificação 20/05/2021 13h44
Idealizado pelo vereador Adauto Tô Tô, projeto visa medir conhecimentos dos alunos da rede municipal
Projeto sobre “Olimpíadas do Conhecimento” tramita em três comissões da Câmara

Imagem ilustrativa

Por Charles Nisz

Já está tramitando nas comissões permanentes da Câmara de Osasco o Projeto de Lei 49/2021, que dispõe sobre a criação do Programa de Educação de Ensino Fundamental - Olimpíadas do Conhecimento entre unidades educacionais e quadrantes regionais. O projeto é de autoria do vereador Adauto Tô Tô (PDT) e agora está tramitando pela comissão de CCJ - Constituição e Justiça, Educação e Economia.

A proposta é que as olimpíadas ocorram semestralmente nas escolas municipais de ensino fundamental. Os alunos vencedores poderão receber medalhas, diplomas, livros e material escolar.

“Esse projeto visa estimular as crianças a estudarem. Hoje elas são distraídas pelo celular , pela TV e o interesse pelos conteúdos caiu bastante. Toda criança gosta naturalmente de competir, seja no par ou ímpar, jogando peteca, no futebol, no vôlei. As Olimpíadas do Conhecimento podem estimular os alunos a aprender mais para se destacar”, explica o vereador.

Para o parlamentar do PDT, a pandemia do coronavírus não deve ser obstáculo para a implantação do projeto: “Acredito que será possível desenvolver o projeto também online. Temos grupos de WhatsApp, as aulas online, então podemos desenvolver maneiras de aplicar as provas no ambiente digital”.

O vereador acredita ser possível fazer provas com conteúdos de todas as disciplinas: “Precisamos estimular as crianças a terem interesse pelos conteúdos escolares. Não é apenas a olimpíada de uma disciplina, mas uma olimpíada que contemple todos os conteúdos do ensino fundamental”.