Restaurante Haru recebe Placa Comemorativa em homenagem da Câmara de Osasco

por Comunicação — publicado 18/05/2022 15h55, última modificação 19/05/2022 14h54
Empreendimento enfrentou as dificuldades da pandemia e permaneceu servindo refeições

Por Ana Luisa Rodrigues

“Quando a gente cozinha, não cozinha por cozinhar; cozinha como se fosse para nossa família, com muito amor. Cada pessoa tem o mesmo valor para nós”. Foi com essas palavras que dona Anita Kazue Kodama resumiu o sucesso do Restaurante Haru, aberto em 2015, que foi homenageado com uma Placa Comemorativa pela Câmara Municipal.

A Sessão Solene da entrega da homenagem aconteceu na noite desta terça-feira (17), no Plenário Tiradentes, e reuniu amigos e familiares, que puderam contar sobre a história do restaurante e sobre a união de uma família que escolheu Osasco para empreender.

O vereador Rogério Santos (MDB) foi propositor da homenagem às famílias proprietárias do restaurante — Seigura e Kodama —, a quem o parlamentar enalteceu pelos valores que transmitem. “A gente fala de um ideal de família. Mas, se a gente pudesse falar o que realmente esperamos de uma família, essa família Haru, a representaria”, enalteceu Rogério Santos.

Paulo Kunio Seigura, um dos proprietários do restaurante, conheceu dona Anita em 1973 e casou-se com ela em 1983. Ele explicou o cuidado que sua esposa tem no preparo dos alimentos servidos no Haru.

“Não tenho palavras para descrever o que minha esposa fez, incansavelmente, para procurar um lugar para abrir o restaurante. Nossa vida sempre foi ligada a Osasco e é aqui que sustentamos a nossa família. Se minha esposa pudesse fazer o prato que cada cliente gostaria, ela com certeza ela faria. É isso que a diferencia, esse cuidado”, disse Paulo Kunio Seigura, explicando que dona Anita vê cada cliente que frequenta o Haru como “um membro da família”.

Carla, filha do casal Paulo e Anita, falou sobre sua mãe. “Minha mãe não é de falar muito, mas ela demonstra todo seu amor cozinhando. E o que ela faz para a família, ela faz pelos clientes”, ressaltou.

Localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima, o Restaurante Haru funciona em um espaço que traz boas lembranças para o vereador Délbio Teruel (DEM), que secretariou a Sessão Solene.

“Ali foi meu escritório político. Ali fizemos muitas conversas, reuniões. O Haru me traz ótimas lembranças. Parabenizo pela família maravilhosa e unida; pelo trabalho que vocês fazem; pelo amor com o qual vocês se dedicam ao trabalho”, disse Teruel, reforçando que as famílias Seigura e Kodama carregam os valores que todos respeitam e que também ilustram o esforço que tantos fizeram para manter seus negócios em pé, mesmo com todas as dificuldades provocadas pela pandemia do Covid-19.

Propositor da homenagem, Rogério Santos lembrou-se das conversas que manteve com Paulo Kunio Seigura durante as fases mais difíceis da pandemia, e como o proprietário do restaurante se preocupava com o sustento de sua família e de outras, que dependiam diretamente do seu negócio.

“Após essas conversas, eu só podia pedir a Deus que aquilo passasse rápido, porque muitas coisas não dependiam do papel do vereador. E nós sabíamos que muitas famílias se esforçavam enormemente para se manterem de pé”, contou o parlamentar.

O vereador Rogério Santos, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, declarou que as famílias Seigura e Kodama são exemplos de como deve ser uma família que serve a sociedade e que tem prazer em ficar unida. “É esse modelo de família que nós queremos ter como referência para Osasco”, afirmou.

Cliente do restaurante, Sebastião Bognar frisou o quanto a cidade de Osasco se beneficia com a presença da família. “Para a felicidade de Osasco, temos o privilégio de termos esse restaurante aqui, que nos recebe tão bem, onde cada cliente é acolhido como se entrasse na própria casa. A mamãe da dona Anita tem 88 anos e está presente todos os dias construindo, a cada dia, uma página da própria história, assim como o seu netinho. Temos gerações da família, presentes e unidos”, falou o ex-vereador e deputado estadual.

O presidente honorário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, aproveitou a oportunidade para falar sobre a história da emancipação de Osasco e sobre o papel dos empreendedores, como as famílias homenageadas na noite. Rogério Santos reforçou a fala de Setter, afirmando que a cidade do futuro só acontece porque no passado existiram pessoas que ousaram e que o futuro dessa cidade está na história de pessoas como as que integram as famílias Seigura e Kodama.

“Essa é uma noite de festa, de celebrarmos a família”, disse Santos, que comentou que, ao frequentar o restaurante se recorda de seus pais já falecidos. “A gente almoça ali e ficamos muito à vontade, é como se estivéssemos no local onde fazemos nossas refeições em nossas casas. De alguma maneira, quando estou ali dentro do Haru, a comida que é feita tem um sabor que recorda à dos meus pais. Ali dentro eu me sinto novamente no colo de minha mãe e do meu pai. Minha gratidão”, conclui Rogério Santos.

MULTIMÍDIA

Galeria de FotosVídeo