Sabesp investirá R$ 258 milhões em obras de esgoto em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 05/04/2019 15h58, última modificação 05/04/2019 15h58
Em visita à companhia, vereadores conhecem trabalho realizado no Município

Deniele Simões

Uma comitiva de vereadores esteve na unidade da Sabesp em Osasco, na manhã desta quinta-feira (4), para conhecer o trabalho realizado pela companhia.  O encontro foi organizado pela Sabesp com o objetivo de criar mais proximidade com o Poder Legislativo osasquense e levar mais informações sobre os serviços à comunidade.

Os vereadores foram recebidos pelo Gerente de Departamento da Sabesp, Josué Fraga da Silva que, juntamente com sua equipe técnica, fez a prestação de contas do trabalho realizado pela empresa em Osasco.

O encontro mensal é o terceiro de uma série que deve acontecer até o final do ano. Os outros dois aconteceram na Câmara no início do ano. A medida foi proposta pela Sabesp com o intuito de promover discussões sobre questões ligadas à melhoria dos serviços prestados na cidade.

Segundo Fraga, o Município será contemplado com investimento de cerca de R$ 258 milhões nos próximos sete anos, para a execução de obras de esgoto, permitindo que Osasco atinja 100% de esgoto tratado e coletado. Hoje, a cobertura da rede é de 75%, com 800 km rede de esgoto.

De acordo com o representante da estatal, há outras obras em execução na cidade, como a substituição das redes de água mais antigas, o que permitirá diminuir a quantidade de vazamentos no município. Hoje, Osasco conta com mais de 1.100 km de rede de água.

Um dos grandes desafios, segundo Fraga, é garantir o abastecimento de água em áreas que estão sendo regularizadas. O Programa Água Legal permitiu quase 8 mil novas ligações de água, beneficiando 30 mil pessoas em comunidades periféricas em 2017 e 2018.

Outra obra destacada pela Sabesp é a despoluição do córrego Bussocaba, que vai permitir a despoluição do córrego, proporcionando mais qualidade de vida para a população osasquense, além de reduzir a quantidade de esgoto depositado no rio Tietê.

REPERCUSSÃO

O Presidente da Câmara, Ribamar Silva, avaliou a visita positivamente. Ele acredita que quem ganha com essa parceria é a população. “A importância desse elo entre Câmara Municipal e a Sabesp é a gente entender o que a Sabesp está fazendo no município. E hoje a gente veio aqui entender o que acontece para poder cobrar que a empresa faça um atendimento ainda melhor do que já presta à nossa população”, disse.

Para Josué Fraga, o encontro com os vereadores é de suma importância para a população de Osasco. “Através dos vereadores, a gente consegue passar as informações daquilo que a Sabesp está fazendo e que ainda vai fazer. E a minha expectativa é que a gente continue com essa parceria, que eu tenho certeza que é muito salutar para a população”, opinou.

Participaram do encontro na Sabesp os vereadores Alex Sá, Ana Paula Rossi, Batista Comunidade, Cláudio da Locadora, Daniel Matias, De Paula, Jair Assaf, Josias da JUCO, Ribamar Silva, Ricardo Silva, Rogério Santos e Toniolo, além de assessores.