Secretaria de Saúde presta contas na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 26/02/2021 19h54, última modificação 26/02/2021 19h54
Dados do 3º quadrimestre mostram investimento anual de 31% do orçamento

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco acolheu, na tarde da última quinta-feira (25) técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas do trabalho realizado no terceiro quadrimestre de 2020.

Promovida a pedido da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa, a audiência pública traçou um panorama do quadro da saúde em Osasco no período.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Machado de Oliveira, a pandemia de Covid-19 acabou atrapalhando o desenvolvimento dos projetos programados para a pasta. Mesmo assim, o município conseguiu investir 31% do orçamento em ações na saúde – mais que o dobro exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

No entanto, a cidade conseguiu controlar os casos da doença sem precisar construir hospitais de campanha. “Assumimos uma postura de responsabilidade com a vida dos munícipes e com a gestão do dinheiro público”, explica Oliveira.

De acordo com o secretário as estruturas já existentes na cidade foram adaptadas para atender os casos de infecção por coronavírus e o protocolo adotado foi promover atendimento imediato aos casos suspeitos.

No tocante à vacinação, hoje Osasco está entre os 10 municípios que mais imunizaram contra a Covid-19. Na relação divulgada no encontro, haviam sido aplicadas 21.377 doses do imunizante, das quais 3.400 em segunda dose.

VEREADORES

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, vereador Michel Figueredo (PATRI). A vereadora Lúcia da Saúde (PODE) secretariou os trabalhos. Também participaram do encontro os vereadores Adauto Tô Tô (PDT), Paulo Júnior (PP), Carmônio Bastos (PODE), Elsa Oliveira (PODE), Pastora Cristiane Celegato (REP), Emerson Osasco (REDE), Fábio Chirinhan (PP) e Julião (PSB).

Devido à pandemia de Covid-19, a audiência aconteceu em sistema de videoconferência, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Osasco e canais de comunicação oficiais do Legislativo osasquense.