Secretário Executivo da Pessoa com Deficiência é homenageado pela Câmara

por Comunicação — publicado 20/04/2022 13h45, última modificação 20/04/2022 17h26
Cadeirante, secretário Salomão Jr é reconhecido pela luta pelos PCDs osasquenses
Secretário Executivo da Pessoa com Deficiência é homenageado pela Câmara

Vereadores recebem Salomão Júnior durante a 10ª Ordinária. Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Charles Nisz

Aos dois anos, o atual secretário da Pessoa com Deficiência de Osasco, Salomão Júnior, começou a perder os movimentos de braços e pernas e foi diagnosticado com a síndrome de Charcot-Marie. Tal síndrome faz o paciente perder força e sensibilidade nos membros, ficando com mobilidade reduzida. Já com 22 anos de idade, Salomão resolveu se locomover com uso de cadeira de rodas, com o intuito de explorar os espaços urbanos e lutar pelo direito de ir e vir. Formado em Turismo e pós-graduado em Gestão de Pessoas, ele resolveu trabalhar em políticas para as pessoas com deficiência na cidade.

Salomão foi convidado pelo prefeito Rogério Lins para assumir a então recém-criada Secretaria da Pessoa com Deficiência. Em três anos de atuação, Salomão implementou diversas políticas públicas para esse segmento.

Por conta desse trabalho, a vereadora Cristiane Celegato (Republicanos) apresentou a Moção de Reconhecimento nº 109/2022, em homenagem ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva das Pessoas com Deficiência.

“Nossa secretaria foi criada para implementar políticas públicas de inclusão e atua com olhar crítico para integrar pessoas com diferentes deficiências. Cada pessoa precisa de um atendimento especializado”, disse Salomão.

Já o vereador Carmônio Bastos (Podemos) parabenizou a moção e também a execução dessas políticas públicas na cidade: “Ainda temos muitos a avançar nas causas das pessoas com deficiência e essa não é uma pauta de um vereador, mas de todos os vereadores desta Casa”.

O vereador Josias da Juco (PSD) também elogiou o secretário: “O Salomão é uma pessoa que serve de exemplo para nós. Ele foi muito além da atuação pessoal, ele resolveu ajudar todas as pessoas com deficiência de Osasco. Precisamos melhorar as ruas e calçadas de nossa cidade para melhorar a acessibilidade desse segmento”.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo