Segurança Pública é discutida pelos Vereadores Osasquenses

Audiência contou com representantes da PM, GCM, CONSEG e FESABO

02/06/2017

Da Assessoria de Imprensa

Em Audiência Pública realizada na última terça-feira (30), os Vereadores osasquenses discutiram O Papel da Sociedade na Política de Segurança Pública. Estiveram presentes e fizeram uso da tribuna, autoridades municipais, representantes de órgão da sociedade civil, da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública da cidade.

O primeiro a utilizar a tribuna foi Paulo Siliauskas, representante da Conseg. O convidado tratou sobre as ações realizadas pelo Conselho de Segurança de Osasco. “Nós fazemos um trabalho que não envolve apenas questões de segurança pública, nós também atendemos as reclamações feitas pela população com relação a diversos serviços prestados na cidade”, disse. Siliauskas apontou um programa especial e que já alcançou grande sucesso. “A Conseg faz ações e trabalha com todos os tipos de problemas de segurança pública. Criamos diversos programas de orientação à população, como o “Prazer em conhecer”, que leva a Polícia Militar às escolas e mostra aos jovens como é o trabalho da PM, quais as suas responsabilidades, deveres e direitos”, explicou.

Representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Major PM Joaquim Mendonça Ishi demonstrou indignação ao afirmar que “muitos problemas de segurança pública existentes não são de responsabilidade e de competência da PM, porém, refletem no trabalho cotidiano das forças policiais”, entre os problemas citados pelo Major estão: indigentes viciados perambulando pelas ruas e cometendo delitos para alimentar o vício; péssima iluminação das ruas, facilitando o cometimento de delitos; terrenos públicos ou particulares, próprios municipais e viadutos mal cuidados proporcionando locais para o uso e o tráfico de drogas. “Muitos são problemas sociais que devem ser resolvidos pela sociedade e pelo poder público, porém, acabam ficando por conta da polícia”, explicou.

O Major encerrou afirmando que a PM faz o seu trabalho de forma consistente e eficiente. “Nós sempre estamos presentes na cidade e lutamos para a melhoria das condições de vida da população”, finalizou.

Raimundo Pereira Neto, Comandante da Guarda Municipal, apresentou resultados sobre os serviços de segurança pública realizados pela GCM. Os números apresentados são: 1193 ocorrências de cunho policial; 602, de cunho social; 4237 rondas; 3169 atendimentos em próprios municipais de saúde; 62 recuperações de veículos roubados ou furtados; 2763 autuações no trânsito, e, rondas escolares nas 141 unidades escolares do município.

Segundo o Comandante, “os números de atendimento que demonstram os serviços realizados pela GCM são significativos, principalmente se levarmos em consideração o pequeno efetivo que existe na cidade de Osasco”.

Dr. Valdeci Magdanelo, Secretário de Segurança e Controle Urbano, subiu à tribuna para tratar sobre o trabalho de segurança pública realizado na cidade de Osasco. “As polícias vêm trabalhando em parceria com a Guarda Municipal para atender da melhor forma possível a todas as ocorrências na cidade”. O Delegado enumerou alguns problemas encontrados na gestão da GCM e que, segundo Magdanelo, “estão sendo estudados e deverão ser solucionados em breve”, disse.

Segundo o Secretário, a GCM conta com um efetivo muito pequeno, de apenas 196 homens. A idade avançada de alguns desses homens também é apontada como um grande problema. Além disso, a quantidade de viaturas sem condições de uso dificulta o trabalho da Guarda.

“Mais de 90 homens estão entre as idades de 40 a 50 anos, já não têm mais a habilidade da juventude. E não é só isso, a Guarda Municipal está sucateada, temos 10 viaturas inoperantes, sem uso, sem possibilidade de fazer ronda”, explicou.

Para resolver as questões das viaturas, o Secretário explicou que a Prefeitura optou pelo aluguel de veículos, seja de carros ou de motocicletas.

Outro ponto importante apontado por Magdanelo foi a preparação de um plano de carreiras para os Guardas Municipais. “Não é possível que um agente de segurança pública não tenha um plano que valorize a sua dedicação ao trabalho. Queremos dar mais dignidade a esse profissional”.

Para encerrar, o Secretário enumerou as principais ações da GCM nas questões da segurança pública da cidade; Ronda escolar, em parceria com a PM; Programa “Amanhecer Seguro”, com motocicletas fazendo ronda nos bairros todas as manhãs; Programa “Lazer Seguro”, rondas nos parques da cidade; projeto de colocação de câmeras de monitoramento por toda a cidade, entre outros.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco: