Servidores da Câmara apoiam o Junho Vermelho

por Divisão de Comunicação publicado 19/06/2019 16h40, última modificação 19/06/2019 16h59
Legislativo osasquense realizou parceria com a Fundação Pró-Sangue para incentivar doação

Doar sangue é importante durante o ano todo, mas especialmente no mês de junho os hemocentros sofrem com o baixo número de doadores. Os motivos são o friozinho do inverno, que desencoraja muitos a saírem de casa, e a aproximação das férias escolares, período em que muitas pessoas aproveitam para viajar.

Por conta disso, a Câmara de Osasco mobilizou os servidores da Casa em apoio ao Junho Vermelho, campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue promovida em todo o país. Em São Paulo, a ação foi incluída no calendário estadual por uma lei de 2017.

Nos dias 17 e 19 de junho, duas vans da Pró-Sangue levaram os servidores do legislativo ao Hospital Regional de Osasco para doação de sangue. “Sempre temos disposição para salvar vidas e pensar no próximo. Um dia somos nós que poderemos estar ali, precisando”, afirma a servidora Maria Adriana Santos.

Ao chegar ao local, os funcionários foram recebidos pelo hematologista Cássio Giannini, que explicou a relevância de uma ação como esta. “A doação de sangue é importante. Vários procedimentos só são feitos porque há a possibilidade de se usar sangue. Existem cirurgias que precisam estar preparadas para uma eventualidade”.

Giannini esclareceu que, para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, ter dormido pelos menos 6 horas nas últimas 24 horas e evitado a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores ao procedimento.

Os tipos sanguíneos O e todos os Rh negativos geralmente possuem estoques apertados. No entanto, é recomendado que pessoas de todos os tipos de sangue doem com regularidade. É possível acompanhar a posição dos estoques da Fundação Pró-Sangue no site prosangue.sp.gov.br.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população de cada país doe sangue frequentemente. No Brasil, esse índice é de 1,8%, o que intensifica a necessidade de campanhas como o Junho Vermelho.

Para doar, basta comparecer a um dos postos de coleta com documento original com foto, emitido por órgão oficial. A Fundação Pró-Sangue recomenda que sejam feitas duas doações ao ano, com intervalos de, no mínimo, 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.