Servidores fazem capacitação sobre relacionamentos e networking

por Comunicação — publicado 09/06/2022 15h25, última modificação 09/06/2022 19h23
Curso da Escola do Parlamento é o segundo do mês de junho, focado em comunicação

Por Charles Nisz

Criar uma rede de contatos efetiva é um grande passo para melhorar sua vida profissional. Esse foi o mote do curso “Networking - Amplie suas conexões”, oferecido pela Escola do Parlamento de Osasco nesta quinta (9) aos chefes de seção e funcionários da Câmara Municipal de Osasco.

Ministrado pela diretora da Escola do Parlamento, Marli Arruda, o curso dá continuidade à programação de junho da EPO. Neste mês, os cursos estão voltados para networking e comunicação, explica Marli.

De início, Marli procurou diferenciar redes de contato e redes de relacionamento. “Contato é algo feito de forma passiva, relacionamento e networking são posturas ativas diante de outras pessoas”, explicou ela. Conforme Marli, “as pessoas que procuram outras quando precisam de favores estão desperdiçando a oportunidade de criar relações significativas baseadas na lei reciprocidade: doar primeiro antes de receber.

“Networking depende de estratégia”, resumiu a diretora da Escola do Parlamento. Para melhorar seus contatos e abrir mais oportunidades profissionais, você precisa ter objetivos claros e, a partir deles, saber quem pode ser seu parceiro nessa empreitada.

A diretora da EPO também desmistificou outra ideia básica sobre fazer contatos: ter uma agenda cheia não significa ter bom networking: “Você pode conhecer muita gente e isso não render nada - é preciso cultivar o contato, conversar, ter assuntos em comum e fazer esse relacionamento crescer”, apontou ela.

“Tudo começa com o seu objetivo. A ideia é se perguntar porquê você está fazendo algo. Contatos são nichos - cada um deles pode te ajudar em diferentes âmbitos da vida”, acrescentou ela. Uma dica dada por Marli é deixar um espaço no seu cartão profissional para escrever em que local ou situação você conheceu uma pessoa.

Por fim, ela enfatizou a importância de se apresentar de modo sucinto e dinâmico. “Crie um método para falar de si de modo rápido, sem ser maçante. Deixe as pessoas saberem o que você faz. Até familiares e amigos pode ajudar nessa tarefa, pois eles te conhecem bem e podem falar a seu respeito”.

O conteúdo sobre networking e comunicação terá mais dois cursos ainda no mês de junho. No dia 23 haverá uma aula sobre redes sociais e networking e, no dia 30, a aula sobre comunicação não-violenta encerra a programação do primeiro semestre da EPO.