Sessão Solene comemora Dia da Bíblia

por Divisão de Comunicação publicado 11/12/2018 16h56, última modificação 11/12/2018 16h56
Evento reuniu seguidores e ministros de diversas denominações evangélicas na Câmara

Rodolfo Blancato

A Câmara Municipal de Osasco realizou na última sexta (7) uma Sessão Solene para comemorar o Dia da Bíblia. O evento, que lotou a Sala das Sessões Tiradentes, contou com a participação de fiéis e ministros de diversas denominações protestantes.

Representando a Igreja Assembleia de Deus Refúgio, o Pastor Epifânio Pereira disse aos presentes que não basta estudar a obra, é preciso também agir. “Nós devemos pôr em prática essa palavra, sermos guiados por ela”, pediu.

Na mesma linha, o bispo Eduardo Bravo, da Igreja Universal do Reino de Deus, espera que a data não seja somente um dia festivo, mas um convite à reflexão. “Nós temos muitas pessoas que não têm acesso à Bíblia. Há aqueles que têm, mas não leem. E tem gente que lê, mas não pratica. São poucos os que leem e vivem esta palavra.”

Já o pastor Mário Rost, gerente de desenvolvimento institucional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), acredita que o livro é uma fonte de sabedoria e esperança. “Quem conhece a Bíblia tem um repertório muito mais amplo para tomar decisões acertadas em sua vida”, disse. Ele também falou sobre o trabalho da sociedade, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir as Escrituras, além de realizar ações sociais.

Proponente do evento, o Vereador Ricardo Silva (PRB) elogiou a atuação da SBB, especialmente a distribuição de exemplares – em 2017 foram cerca de 8,6 milhões, somando-se edições impressas e digitais – e a disponibilização do livro em formatos legíveis para pessoas com deficiência, como o braile.

O parlamentar ainda ressaltou o papel da obra como fonte de orientação ética e educacional. “Acredito que todos devemos incentivar a leitura da Bíblia, desde a infância, porque isso irá contribuir para o conhecimento cultural, geográfico, científico e dos fatos históricos.”

Também presente ao evento, o Vereador Daniel Matias (PRP) enfatizou a universalidade do texto bíblico. “A Bíblia é muito mais do que o livro de uma religião, é um livro de princípios para a vida, que pode nortear a todos, cristão e não-cristãos”, afirmou o parlamentar.

A data
O Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro pelas igrejas protestantes, enquanto os católicos comemoram a data em 30 de setembro. As origens da efeméride remontam ao século XVI, quando o bispo anglicano Tomás Cranmer incluiu a data no livro de orações do rei Eduardo VI. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 1850, ano em que chegaram ao país os primeiros missionários evangélicos.

Confira o evento na íntegra: