Sessão Solene enfatiza ações em prol dos trabalhadores

por Divisão de Comunicação publicado 13/07/2018 11h58, última modificação 13/07/2018 11h58
Solenidade foi marcada por entrega de homenagens.

Deniele Simões

O Legislativo Osasquense encerrou, na noite desta segunda-feira (7), a Semana do Trabalhador com uma Sessão Solene. A cerimônia foi marcada pela prestação de contas de ações promovidas em favor dos trabalhadores do Município e também por homenagens.

A Sessão Solene foi presidida pelo Vereador Ricardo Silva (PRB), proponente da solenidade. Também compuseram a Mesa o Vereador Toniolo (PCdoB), que secretariou os trabalhos, além dos homenageados da noite, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Lau Alencar, e o empresário Sérgio Alves de Azevedo, da Direções Consultoria Imobiliária.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Mesa destacou a importância da Semana do Trabalhador para reconhecimento da classe trabalhadora. A data foi instituída no Calendário Oficial do Município de Osasco por meio da Lei 4.596/2013.

Ao refletir sobre a data, Ricardo Silva propôs que as ações promovidas durante a Semana do Trabalhador sejam ampliadas. Ele também lançou um desafio: a elaboração de um levantamento minucioso sobre as áreas de maior demanda de profissionais no Município. O objetivo é o direcionamento de cursos de capacitação para o preenchimento de vagas de emprego.

O vereador também propôs a regionalização dos serviços prestados à população na Semana do Trabalhador, abrangendo também os bairros. “A melhor homenagem que podemos dar ao trabalhador é oferecer oportunidades”, disse.

Em seguida, o Vereador Toniolo falou sobre o trabalho de fiscalização e acompanhamento das ações da Semana do Trabalhador. “A Prefeitura abriu mão de trazer artistas para fazer um trabalho mais voltado ao mercado de trabalho”, explicou o vereador, que também defendeu a ampliação das ações para os bairros da Zona Norte.

HOMENAGENS

O empresário Sérgio Alves de Azevedo e o Secretário Lau Alencar foram homenageados pelo Vereador Ricardo Silva pelos relevantes serviços prestados ao Município de Osasco. Os dois foram agraciados com cartões de prata.

Antes de ser homenageado, o empresário Sérgio Alves de Azevedo, Diretor Administrativo da Direções Consultoria Imobiliária, fez uma explanação alusiva à data e passou dicas sobre o mercado de trabalho.

Azevedo relembrou a sua trajetória no mundo corporativo e defendeu a capacitação profissional como acesso ao emprego e renda. “O nosso desafio, como empreendedores e gestores, é criar condições para que as pessoas cheguem ao mercado de trabalho”, disse.

Azevedo agradeceu o Legislativo pelo reconhecimento de seu trabalho. “Eu me sinto muito honrado como osasquense não nato, mas adotado por essa cidade, e estou muito feliz com tudo o que ocorreu aqui hoje”, acrescentou.

O Secretário Lau Alencar fez um balanço das ações realizadas na Semana do Trabalhador, que englobaram a Maratona do Trabalhador, Passeio Ciclístico, início do programa Operação Trabalho, lançamento do Centro de Inclusão Digital Itinerante, ampliação do Banco do Povo; assinatura de convênio com o Senac para o oferecimento de cursos profissionalizantes e o Feirão do Emprego.

O Feirão atraiu mais de 5 mil participantes, permitindo o encaminhamento de 1.288 pessoas para entrevistas de emprego e 800 pré-aprovações para admissão junto a empresas parceiras. A ação também ofereceu oficinas em parceria com o Senac e Anhanguera, assim como a emissão de Carteira de Trabalho.

Lau Alencar fez um balanço positivo do trabalho realizado ao longo da semana. “Temos que fazer o nosso papel de poder contribuir, amenizando questões sociais. A Semana do Trabalhador é um presente para nossa cidade e para o trabalhador da nossa cidade”, finalizou.

Assista ao vídeo e veja as imagens do evento