Sessão Solene na Câmara de Osasco celebra a Semana da Cultura Racional

por COMUNICAÇÃO — publicado 22/09/2022 14h30, última modificação 23/09/2022 18h11
Membros do movimento pedem apoio para distribuição do livro “Universo em Desencanto” nas escolas

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

A Câmara Municipal de Osasco realizou, na noite da última quarta-feira (21), a tradicional Sessão Solene em comemoração à Semana da Cultura Racional.

A solenidade reuniu representantes do poder público e membros da Cultura Racional – movimento criado por Manoel Jacinto Coelho, em 1935, que reúne um conjunto de conhecimentos sobre a origem da humanidade, por meio de elementos que remetem à natureza, à consciência, ao equilíbrio e à natureza.

A Semana da Cultura Racional integra o Calendário Oficial de Osasco, em cumprimento à Lei 4.963/2019, de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) e do ex-vereador Jair Assaf. Desde a criação da legislação, esta foi a terceira solenidade oficial da Câmara alusiva à data.

Proposta pela vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), a sessão foi marcada pela participação de vários membros da Cultura Racional. Alguns usaram a tribuna para expor o trabalho do grupo.

Membro há 28 anos, José Roberto de Luna falou sobre a abrangência do movimento, presente em todo o Brasil e em outros países. Segundo ele, o livro “Universo em Desencanto” é essencial na formação dos membros do movimento, que vai ao encontro de todos os conhecimentos deixados por pensadores e estudiosos da história.

“O livro trouxe a Cultura Racional para a humanidade. É o retorno ao poder maior, que é a nossa origem ao nosso mundo, mundo de energia pura, limpo e perfeito”, completou o Vanderlei Victor de Moraes, um dos principais expoentes da Cultura Racional em Osasco.

Livros nas Escolas

A professora Tatiana Paulino Ronconi atua no projeto “Desenvolva o Raciocínio”, que distribui exemplares do livro aos interessados e sonha em promover sua distribuição nas escolas de todo o Brasil. “Venho aqui implorar às autoridades presentes a urgência de levarmos esse conhecimento às escolas, para que a gente possa sonhar um futuro”, declarou.

Praticante da Cultura Racional em Osasco, Edson Oliveira também defendeu a adoção do livro nas escolas e bibliotecas públicas de Osasco. Ele recordou o processo de inserção da Cultura Racional em Osasco, por meio das leis que instituíram o Dia da Cultura Racional (1986) e a Semana da Cultura Racional (2019).

“Temos várias leis e há uma necessidade de que a gente alinhe essa cultura nas escolas”, disse, ao pedir apoio do Legislativo para que o “Universo em Desencanto” possa chegar a mais pessoas, via poder público.

A vereadora Lúcia da Saúde colocou seu gabinete à disposição dos membros do movimento para que a proposta da distribuição do livro nas escolas se transforme em realidade.

Em homenagem à proposta defendida pela Cultura Racional, o poeta Luiz Tamborilando declamou a poesia “Poema para o Rio Tietê”. O Tietê é o principal rio do estado de São Paulo e seu dia é comemorado em 22 de setembro.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOSVÍDEO