Sessão Solene sobre Cultura Racional aborda políticas do setor cultural

por Divisão de Comunicação publicado 24/09/2021 11h10, última modificação 24/09/2021 11h22
Práticas derivadas do espiritismo abordam religião, cultura e racionalidade.
Sessão Solene sobre Cultura Racional aborda políticas do setor cultural

Vereadora Lúcia da Saúde durante seu discurso na solenidade. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Charles Nisz

Na tarde desta quarta-feira (22) o plenário da Câmara Municipal de Osasco foi palco de uma Sessão Solene em comemoração à Semana da Cultura Racional, prevista no Calendário Oficial de Osasco. O evento aconteceu em atendimento à uma proposição da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), que é a autora da lei que criou a comemoração, juntamente com o ex-vereador Jair Assaf.

Fundada no Rio de Janeiro, em 1935, a Cultura Racional é uma filosofia que junta religião, cultura, racionalidade e estudos filosóficos sobre a existência humana. Derivada do espiritismo, a prática ganhou impulso nos anos 1970 — seu seguidor mais famoso foi o cantor Tim Maia.

Jair Assaf, vereador por sete mandatos, esteve presente e comentou sobre o projeto: “É um prazer estar de volta a este plenário. Às vezes, é bom o vereador deixar a lei federal e a lei orgânica de lado e se preocupar com a cidade. Por isso criamos a Semana da Cultura Racional”.

“Sempre procurei acompanhar as novidades em Osasco, seja na religião, na cultura, na educação e em outros segmentos”, disse o ex-vereador. Assaf foi homenageado pelos colegas e pelo público presente à sessão pelo seu trabalho de quase 40 anos na política.

Lúcia da Saúde contou como foi seu contato com a Cultura Racional: “Conheço o Vanderlei Moraes desde a infância, desde o tempo de escola no Jaguaribe. Conheci essa filosofia em uma palestra dele e comentei com o Jair Assaf sobre o tema. Resolvemos fazer o projeto de lei para incluir o assunto no calendário da cidade”.

“Após a pandemia, queremos que haja um ponto de encontro em Osasco para falar para mais gente sobre a cultura racional”, complementou a parlamentar do Podemos.

Vanderlei Moraes, um dos líderes da Cultura Racional em Osasco, declarou: “Cultura é um conjunto de conhecimentos que adquirimos no estudo. Quando não estamos estudando, estamos trabalhando para divulgar a Cultura Racional. Queremos que Osasco seja um exemplo de paz, amor, união e fraternidade”, falou sobre os valores praticados por essa filosofia.

Multimídia
Galeria de Fotos
Vídeo