Trabalho de Campeão de jiu-jítsu é reconhecido pela Câmara Municipal

por COMUNICAÇÃO — publicado 16/12/2022 13h35, última modificação 16/12/2022 17h21
Com Moção de Aplauso parlamentares reforçaram a importância do Esporte na transformação de vidas

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

O atleta de jiu-jítsu Pérsio Gonçalves foi homenageado durante a 50ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada na manhã desta quinta-feira (15). Os parlamentares aprovaram por unanimidade uma Moção de Aplauso, proposta pela vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), homenageando Gonçalves, que é campeão do Circuito Brasileiro de Jiu-Jítsu de 2022 e terceiro lugar no Campeonato Internacional World Master, realizado em Las Vegas.

As homenagens ao atleta e professor reforçaram a importância que a Câmara dá à valorização do esporte como instrumento de transformação. Os parlamentares têm debatido alternativas para que o orçamento destinado à Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer possa também promover o desenvolvimento de mais projetos junto às comunidades.

“Pérsio fundou uma academia que atende mais de 150 alunos de diversas idades, inclusive crianças com espectro autista. É um trabalho maravilhoso, que nos enche de esperança pela valorização das pessoas”, comentou Cristiane Celegato, ao elogiar o profissionalismo do atleta e também professor.

Carmônio Bastos (Podemos), ex-secretário de Esportes, parabenizou o atleta e lembrou que, nesta data, a Câmara votará o projeto da Prefeitura de Osasco que ajudará a fomentar o esporte na cidade. Trata-se do Projeto de Lei 2/2022, que institui no município o Programa Empresa Amiga do Esporte e Cultura. Ele foi aprovado e agora segue para sanção do prefeito.

“Medalha é consequência, mas fomentar o esporte melhora saúde, transforma cidadãos e cidadãs”, afirmou Bastos.

Roubo

Recentemente, o atleta Pérsio Gonçalves teve a maioria de suas medalhas roubadas. Esta história foi lembrada pelo vereador Emerson Osasco (Rede), que é amigo de um aluno de Pérsio Gonçalves.

“A gente sabe que as medalhas têm histórias de luta, de vitórias, de superação e sei que foi difícil ter essas medalhas roubadas. Moções relacionadas ao esporte são importantes e moções para essas pessoas que fazem a diferença”, falou Emerson Osasco, ao reforçar a importância de valorizar atletas de todas as modalidades. “Precisamos atender todos os esportistas de forma justa. Se tivéssemos investimento necessário, seríamos campeões em tudo”, opinou.

Presente no Plenário Tiradentes, o campeão que venceu os adversários no tatame desta vez foi vencido pela emoção e quase ficou sem palavras para agradecer o reconhecimento. “Nunca tinha sido reconhecido pelo trabalho da maneira como fui reconhecido aqui. Estou muito feliz e entendo que estou no caminho certo”.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO