Vereadores cobram segurança no Parque Glauco Vilas Boas

por Comunicação — última modificação 17/02/2022 18h03
Morte recente de jovem por afogamento foi lembrada em debate sobre obras de saneamento

Por Deniele Simões

A morte de um jovem por afogamento, acontecida no último domingo (13), na lagoa do Parque Glauco Vilas Boas, na Zona Norte de Osasco, impulsionou um debate durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada nesta terça-feira (15).

O registro de ocorrências de acidentes na lagoa do parque, recebidas pelo Corpo de Bombeiros, acontece com frequência e alerta sobre a necessidade de mais segurança no local. Preocupado com a situação, o vereador Pelé da Cândida (MDB) usou a tribuna para cobrar providências junto ao poder público e à concessionária Sabesp, a fim de garantir a segurança dos frequentadores do parque e evitar mais acidentes no local.

Localizado no Jardim Três Montanhas, o Parque Glauco Villas Boas é uma das principais áreas de lazer da região Norte de Osasco e receberá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A região onde fica o parque está recebendo obras de instalação de rede de esgoto de coletores, o que também inclui os bairros Vila Menck, Baronesa, Rochdale, Munhoz Junior, Mutinga, Portal D’Oeste, Vila Ayrosa, Bonança e Helena Maria.

Pelé elogiou o trabalho da Sabesp, mas fez ressalvas quanto empresas que funcionam no local e promoveram estragos nas grades do Parque Villas Boas.

“Nesses dias, a lagoa está cheia muito cheia e os jovens se arriscam a nadar ali. Infelizmente, no domingo, tivemos mais uma morte”, lamentou o parlamentar. Ainda de acordo com Pelé, é triste assistir a mortes de jovens na lagoa, uma vez que a situação poderia ser evitada caso o espaço tivesse segurança e fosse revitalizado.

Morador da região, o vereador Emerson Osasco (Rede) ressaltou a importância das obras de saneamento básico, mas lamentou que o parque seja afetado pela falta de segurança. “É necessário que tenhamos providências urgentes”, afirmou Emerson, que recordou que o jovem morto no domingo havia sido criado por um homem que o procurou para cobrar mais segurança no parque. “O pedido que ele fez é simples: que haja mecanismos de segurança para que isso não volte a acontecer”.

Segundo o parlamentar, no local não existe placa de “proibido nadar”. Além disso, as grades de segurança foram furtadas e o equipamento público, que poderia servir também como área administrativa, é alvo constante de furtos.

Obras no Local

A Sabesp já obteve licença ambiental da Cetesb para a construção da ETE no Parque Vilas Boas e a previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre deste ano, com duração de seis meses.

Já a Prefeitura de Osasco tem projeto para a despoluição do lago e revitalização do parque. Há previsão de obras para a construção de pista de caminhada no entorno do lago, quadra poliesportiva, sanitários, espaço pet, estacionamento, playground, academia ao ar livre, substituição da iluminação por lâmpadas led e cercamento do lago, para garantir a segurança dos frequentadores.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo