Vereadores de Osasco homenageiam líder comunitário do Jardim Veloso

por osa — publicado 16/06/2016 12h10, última modificação 04/01/2018 11h39

16/06/2016

Antônio Onofre França de Queirós, o Toninho do PT, sempre esteve ligado aos movimentos sindicais e comissões de fábrica, além de participar de movimentos populares em favor de moradia, saúde e direitos humanos. Sua atuação ficou marcada por constantes lutas e embates na defesa da cidadania e dos direitos de cidadãos e trabalhadores. Em reconhecimento ao trabalho social e humano realizado por Toninho, os vereadores da cidade concederam a maior honraria que o município possui: o Título de Cidadão Osasquense.

A concessão da comenda aconteceu em Sessão Solene realizada na sede do Legislativo Municipal, na noite da quarta-feira, 15/06. Estiveram presentes autoridades municipais, companheiros e amigos do homenageado.

O autor da propositura que originou a homenagem, Vereador Valdir Roque (PT), emocionou-se ao falar sobre o homenageado e sua luta. “O Partido dos Trabalhadores não existiria se não existissem pessoas como Toninho. Se hoje, a cidade de Osasco é uma das melhores do Estado, Toninho teve uma contribuição muito grande para que isso se realizasse”, ressaltou.

Sobre a homenagem a Toninho do PT, Roque justificou a sua proposta. “Nós precisamos valorizar aquelas pessoas que sempre lutaram pelo povo, companheiros que lutaram, que tombaram ao nosso lado. Pessoas que sofreram discriminação, que passaram por dificuldades, mas que são, acima de tudo, amigas e lutadoras”, disse.

A Vereadora Mazé Favarão também subiu à tribuna para prestar sua homenagem. “É comum haver homenagens a pessoas que sejam mais conhecidas, tenham mais destaque. É nossa tarefa resgatar aquelas pessoas que têm um trabalho de formiguinha, que pouco aparecem na mídia, que pouco são vistos, mas que são essenciais para o engrandecimento da nossa cidade”, explicou a vereadora. “Toninho é uma dessas pessoas”, afirmou.

Para encerrar, a vereadora falou sobre a dedicação e o trabalho realizado pelo homenageado. “Toninho escolheu a cidade de Osasco para viver. Veio para cá e não ficou quietinho em sua casa. Lutou, batalhou, assim como faz até hoje”.

“Toninho do PT representa muita gente. Toda aquela gente que acreditou que é possível viver com justiça, com distribuição de renda e com direitos”, encerrou a vereadora petista.

Após receber o Título de Cidadão Osasquense e mostrar-se muito emocionado e feliz com a homenagem, Toninho agradeceu a todos os presentes, aos amigos, aos correligionários do Partido dos Trabalhadores e aos familiares.

Ao explicar sobre a homenagem recebida, disse sentir-se “orgulhoso e pleno de alegria e felicidade”. Em seguida, agradeceu ao Vereador Valdir Roque pela propositura que originou o título de cidadão, e aos demais vereadores “pela aprovação unânime do proposta do Vereador Valdir”.

Falando sobre sua vida na cidade de Osasco, o novo cidadão osasquense contou. “Aqui em Osasco encontrei os padres operários e, nas comunidades eclesiais de base, aprendi muito com os movimentos sindicais e populares. Na década de 80, participei de comissão de fábrica, fui cipeiro, ajudei no movimento de moradia do Jardim Conceição e sou filiado ao Partido dos Trabalhadores até hoje. Lutei muito na ruas da cidade, e tenho muito orgulho disso”, destacou.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social