Vereadores e sociedade debatem Política Pública para a População em Situação de Rua

por osa — publicado 08/05/2017 16h52, última modificação 04/01/2018 11h39

08/05/2017

Da Assessoria de Imprensa

Na noite da última quinta-feira (4), aconteceu na sede do Legislativo municipal uma Audiência Pública para discutir questões relacionadas às pessoas em situação de rua da cidade de Osasco. Foram convocados: sociedade, órgãos municipais e entidades que prestam assistência a moradores de rua.

O evento aconteceu por solicitação do Vereador Renato Bonin (PR) e da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Osasco.

Ao assumir a tribuna, Dr. Bonin justificou a realização da audiência: “Estamos aqui para discutir esse assunto, que é muito sério, para que possamos tomar consciência sobre o crescente problema e buscar uma solução”.

Suzete Souza Franco, Secretária de Assistência e Promoção Social, foi convidada à tribuna para comentar sobre as propostas e desafios encontrados no trabalho social com a população em situação de rua. Franco apresentou ações de assistência social realizadas na cidade de Osasco. Entre elas, o Centro Pop, “um espaço de convivência, solidariedade, troca de vínculos e de recuperação humana”, explicou. Outras ações são os serviços de abordagem e de acolhimento institucional. O primeiro faz um trabalho de convencimento e orientação psicológica junto aos necessitados. O segundo tem o papel de ofertar cursos de capacitação, qualificação profissional, além de momentos de socialização e convivência familiar e comunitária, sempre realizados nos albergues da cidade.

A Secretária de Assistência e Promoção Social tratou, ainda, dos novos projetos: “Está prevista a entrega do novo albergue, no bairro do Rochdalle. Além disso, também as ações integradas com o 3º setor estão em pleno desenvolvimento;  o Projeto Moradia Social e o acompanhamento de casos de saúde e implantação de um centro digital continuam em evidência”, explicou. 

Para falar a respeito das ações da Secretaria da Saúde, o Secretário Dr. Luiz Carlos Vido foi convidado a assumir a tribuna. Vido apontou algumas ações realizadas pela Secretaria, entre elas, o Consultório de Rua. “A Secretaria de Saúde faz a sua parte com uma equipe de profissionais que percorre toda a cidade e os albergues realizando um atendimento básico e psicológico às pessoas em situação de rua”, disse. “Na última semana, fomos aos albergues e vacinamos todos os frequentadores contra a gripe”, encerrou.

Entidades sociais manifestaram-se sobre o tema. O 3º Setor da OAB/Osasco apresentou um video sobre uma ação denominada Mutirão do Bem, realizada no Jardim Conceição. “Atendemos mais de 16 mil pessoas e fizemos diversas ações para melhorar a vida da população. Existe muita gente lutando pela cidade”, disse o Doutor Rafael Alves, representante da OAB/Osasco.

Sobre as possíveis soluções aos moradores em situação de rua, Alves foi enfático: “é preciso pensar em métodos diferentes desses que vêm sendo utilizados no nosso cotidiano. Precisamos pensar em fortalecer a cultura, o vínculo familiar, as questões psicológicas e condições de sobreviver”, afirmou.

As pessoas em situação de rua também foram ouvidas. Dayane (nome completo não informado) fez diversas exigências quanto ao tratamento dado às pessoas. “Os albergues não têm vagas para todos, a GCM atua de forma truculenta e a cidade não dá apoio aos moradores de rua”, desabafou.

Após responder às diversas perguntas vindas do público, os vereadores osasquenses e demais autoridades prometeram estudar os casos e tomar as medidas cabíveis.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco: