Vereadores homenageiam ex-prefeito Guaçu Piteri

por Divisão de Comunicação publicado 10/06/2021 11h10, última modificação 10/06/2021 13h53
Ex-mandatário faleceu neste domingo (6), vítima de um câncer
Vereadores homenageiam ex-prefeito Guaçu Piteri

O ex-prefeito Guaçu PIteri. Divulgação.

Por Charles Nisz

Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Osasco, ocorrida nesta terça-feira (08), os parlamentares prestaram homenagens ao ex-prefeito Antônio Guaçu Dinaer Piteri, que faleceu no último domingo (06), vítima de um câncer, aos 86 anos.

Sete vereadores apresentaram moções de Pesar pela morte do ex-prefeito: Rogério Santos (PL), Joel Nunes (Republicanos), Julião(PSB), Ralfi Silva (Republicanos), Fábio Chirihan (PP), Paulo Júnior (PP) e Délbio Teruel (DEM). Elas foram apresentadas em conjunto pelo vereador Rogério Santos, 1º Secretário da Mesa-Diretora.

Também como forma de homenagear o ex-prefeito, os vereadores relembraram o Decreto Legislativo nº 10/2011, que concedeu o Título de Cidadão Osasquense a Piteri. Rogério Santos afirmou que a honraria será concedida de forma póstuma.

Nascido em Pindorama, em 6 de abril de 1935, Piteri cursou agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, onde foi presidente do Centro Acadêmico no biênio 1958-1959. Após formar-se em 1959, realizou mestrado em sociologia rural pela Universidade de Cornell (EUA).

Guaçu Piteri ingressou na política nos anos 1960, participando da campanha pela emancipação de Osasco e se filiou ao então recém-criado Movimento Democrático Brasileiro. Foi eleito prefeito e governou a cidade entre 1967 e 1970. A maior realização do mandato foi a criação da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito).

Ao final do mandato, Piteri concorreu a uma cadeira de deputado estadual em 1971 e foi o segundo candidato mais votado do MDB, com 28.458 votos. Piteri ainda comandaria a cidade de Osasco por uma segunda vez, entre os anos de 1977 e 1980.

O vereador Josias da Juco (PSD) relembrou da ajuda prestada por Piteri ao município vizinho de Barueri: “Certa feita, eu estava na Câmara de Barueri e Piteri estava sentado ao fundo do plenário. O prefeito local o reconheceu e comentou que as primeiras escolas de Barueri foram doadas por ele”.

Délbio Teruel comentou sobre a competência do ex-prefeito e ressaltou o lado humano de Piteri: “Já em 2016, com mais de 80 anos de idade, ele caminhou a cidade inteira na campanha eleitoral. Assim como ouvi de muitos ex-alunos dele na Unifieo sobre sua preocupação com a educação”.

Outro vereador a comentar sua relação com o ex-prefeito foi o parlamentar Paulo Júnior. O vereador do PP diz que sua família tinha uma dívida de gratidão com Piteri. “Meu pai concorreu a vereador na mesma chapa de Piteri e essa ajuda foi inestimável”. Paulo Júnior relembrou ainda uma passagem inusitada da vida de Piteri: “o ex-prefeito foi goleiro do XV de Piracicaba antes de ser político”.

Guaçu PIteri era pai de Cláudio Piteri, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco.

Multimídia - 13ª Sessão Ordinária (08/06/2021)
Galeria de Fotos
Vídeo na Íntegra