Vereadores intensificam ações de fiscalização por acessibilidade para população

por Divisão de Comunicação publicado 27/05/2021 19h10, última modificação 27/05/2021 19h16
Parlamentares têm feito inúmeras indicações solicitando melhorias na acessibilidade de locais públicos
Vereadores intensificam ações de fiscalização por acessibilidade para população

Foto: Ana Luísa Rodrigues/CMO

Por Ana Luísa Rodrigues

A preocupação com a acessibilidade nos espaços públicos tem sido constante na Câmara Municipal de Osasco. Os vereadores estão intensificando suas ações de fiscalização para verificar se as regras estão sendo cumpridas e efetivam indicações visando melhorar as condições de acesso aos espaços por parte da população com mobilidade reduzida.

Uma das avaliações feitas pelos vereadores em relação às melhorias na acessibilidade na cidade foi feita por Ralfi Silva (Republicanos). Ele solicitou ao prefeito medidas que possibilitem maior mobilidade aos cidadãos que usam o Terminal de Ônibus da Vila Yara. O referido terminal foi totalmente reformado e a obra entregue em fevereiro pelo Governo do Estado. Na obra foram incluídas rampas de acesso e o espaço também conta elevador no lado interno.

Mas, o vereador Ralfi Silva (Republicanos) ficou indignado com um vídeo que "viralizou" no último final de semana. Ele mostra uma senhora subindo as escadas para acessar o Terminal Vila Yara com o auxílio de um andador. O vereador indicou ao Executivo que sejam realizadas melhorias no acesso externo do terminal, no lado da Avenida dos Autonomistas, sentido bairro-centro.

“É de suma importância que seja instalada uma rampa de acesso ou um elevador naquele lugar, no sentido bairro-centro da avenida, porque essas ocorrências não podem acontecer. Por isso solicitei ao prefeito providências. O terminal acabou de ser inaugurado e precisamos possibilitar melhorias que facilitem o dia a dia do cidadão”, comentou o parlamentar.

Mais Acessibilidade

Além de Ralfi Silva, outros parlamentares encaminharam indicações à prefeitura para que fossem efetivadas melhorias na acessibilidade de locais frequentados pelo público. Juliana da Ativoz (PSOL) solicitou acessibilidade com plataforma na UBS Helena Marrey; Fábio Chirinhan (PP) pediu que escolas ampliem a acessibilidade oferecida aos alunos; Michel Figueredo (Patriota) apontou a necessidade de banheiros para atender pessoas ostomizadas (indivíduos que passaram por intervenção cirúrgica para fazer uma abertura ou caminho alternativo de comunicação do órgão com o meio exterior e usam bolsa); Joel Nunes (Republicanos) solicitou intervenção em passeios públicos também para facilitar a mobilidade. Carmônio Bastos (PODE), em suas redes sociais, apontou a necessidade de aquisição de cadeiras de rodas para obesos que utilizam os serviços de saúde as Unidades Básicas.

O objetivo dos vereadores é incentivar ações que atendam a necessidade de mobilidade de todas as pessoas de forma autônoma, segura e confortável, melhorando as condições de acessibilidade do município.