Vereadores parabenizam Executivo pelo lançamento do aplicativo SIIM Protege

por COMUNICAÇÃO — publicado 15/09/2022 14h30, última modificação 15/09/2022 17h23
Moção de Reconhecimento levantou debate sobre a violência contra a mulher

Por Ana Luisa Rodrigues

O lançamento do aplicativo SIIM Protege foi objeto da Moção de Reconhecimento nº 249/20222, de autoria do vereador Paulo Júnior (PP).

O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Segurança e Controle Urbano. O reconhecimento do trabalho da Secontru foi reforçado na fala dos vereadores, que fizeram uso da palavra para elogiar todas as ações desenvolvidas em prol da segurança pública na cidade. “O coronel Virgolino é um exímio conhecedor da segurança pública. Eles desenvolveram um app para defender as mulheres vítimas da violência. Esse aplicativo é mais um instrumento que fomentará as políticas públicas que visam a redução da violência contra a mulher”, comentou o vereador Paulo Júnior.

O aplicativo SIIM Protege terá um botão do pânico para atender e socorrer, rapidamente, mulheres vítimas de violência doméstica que tenham medidas protetivas. “A mulher recebe um link e preenche um cadastro no app ao ser instalado. Ele vai monitorar a mulher que está com medida protetiva através de geoprocessamento”, explicou Paulo Júnior.

Délbio Teruel (MDB) aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho da Secontru e reforçou a necessidade de debate em torno da violência contra a mulher. “Na pandemia vimos o aumento de violência contra a mulher e elas merecem a proteção através das políticas públicas. As pessoas precisam conhecer as medidas de proteção”, comentou Teruel.

Josias da Juco (PSD) lembrou também o papel do Projeto Guardiã Maria da Penha, que atua no combate à violência contra a mulher. O avanço da tecnologia como auxiliar no trabalho das forças de segurança foi elogiado pelo vereador Laércio Mendonça (PSD). “Essa Casa sempre apoiou o trabalho da Secontru e nós sabemos e reconhecemos os esforços, a dedicação e a evolução da segurança pública em nosso município”, afirmou Mendonça.

Joel Nunes (Republicanos) elogiou o trabalho da Secontru em Osasco, mas afirmou que os casos crescentes de violência contra as mulheres requerer políticas públicas mais eficazes. “Reconheço o avanço, mas precisamos discutir projetos mais eficazes para que possamos evitar tantos finais trágicos que temos visto acontecer”, esclareceu Joel Nunes.

Este crescente aumento no número de casos de feminicídios, para Elsa Oliveira, é um “show de horrores”. A parlamentar reforçou que as mulheres sofrem não apenas violência física, mas moral e econômica também. “Nós vamos nos reunir e discutir a elaboração de um projeto de lei para que a Lei Maria da Penha seja ensinada dentro das escolas. Porque através da educação e da cultura nós transformamos vidas”, apontou Elsa.

Lúcia da Saúde (Podemos) falou sobre os problemas que as crianças que convivem com a violência sofrem. “As famílias que foram vítimas de violência viram famílias quebradas. Como vai crescer uma criança que vê sua mãe ser vítima da violência? E eu concordo que a lei tem de ser mais dura com as pessoas que praticam violência”, ressaltou Lúcia.

A Moção de Reconhecimento à Secretaria de Segurança e Controle Urbano, na pessoa de seu secretário, o coronel Virgolino, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO

Assistir nesta página: