Vereadores pedem retorno das cirurgias eletivas em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 29/06/2021 15h20, última modificação 30/06/2021 10h32
O apelo foi uma inciativa da vereadora Lúcia da Saúde e recebeu apoio dos legisladores da Casa.
Vereadores pedem retorno das cirurgias eletivas em Osasco

A vereadora Lúcia da Saúde (29jun2021 - Ricardo Migliorini/CMO).

Por Anderson Cavalheiro

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (29) foi aprovada pelos parlamentares de Osasco uma Moção de Apelo que solicita o retorno urgente das cirurgias eletivas no Estado de São Paulo e no Município de Osasco. Esses procedimentos estão suspensos desde março de 2020, por conta do combate à pandemia da Covid-19.

O pedido é de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (PODE), que destacou a urgência da retomada destes procedimentos médicos para a população da cidade. “Venho aqui de uma forma muito especial fazer esse apelo. Ontem conversei com o secretário de Saúde de Osasco a respeito da importância da retomada dessas cirurgias, que podem salvar vidas. Uma colonoscopia, por exemplo, muitas vezes, não pode esperar muito tempo. O proctologista está trabalhando, então esse procedimento tem que ser retomado. As cirurgias de catarata e as cirurgias às vezes simples, como de uma hérnia, pode salvar vidas”, defendeu Lúcia.

O vereador Michel Figueredo (PATRIOTA) apoiou a iniciativa. “Gostaria de parabenizar a iniciativa da nobre vereadora. Temos presenciado nas ruas que a população vem se queixando que os exames são marcados e realizados e, quando chega próximo de fazer a cirurgia, o procedimento está sempre sendo remarcado. Temos que resolver essa situação”, destacou Figueredo.

Corujão da Saúde

O parlamentar Ralfi Silva (Republicanos) aproveitou o debate para defender a importância do programa Corujão da Saúde na cidade. “Não posso deixar de falar da importância de um Projeto de Lei, de minha autoria aqui na cidade, que é o Corujão da Saúde É um projeto em que os hospitais particulares são contratados pela prefeitura para realizar exames na população. Tomografia, mamografia e assim por diante. Assim o governo vai pagar o valor da tabela do SUS, exatamente o mesmo gasto que o governo teria com um exame na rede pública. Esse projeto deu certo na cidade de São Paulo e já foi implementado em várias outras cidades”, completou o vereador.

Multimídia - 16ª Sessão Ordinária (29/06/2021)
Vídeo na Íntegra