Vereadores prestigiam início do Projeto de Coleta Seletiva em condomínios

por COMUNICAÇÃO — publicado 08/07/2022 16h45, última modificação 08/07/2022 16h44
Projeto piloto visa ampliar coleta seletiva na cidade, aumentando também ecopontos
Vereadores prestigiam início do Projeto de Coleta Seletiva em condomínios

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

Osasco é uma cidade que tem se destacado por ser um polo tecnológico, mas não quer parar por aí. O município também quer ser referência nacional na coleta seletiva e, na segunda metade de julho, deu início ao Projeto de Coleta Seletiva em Condomínios.

Na manhã desta quarta-feira (06), no Ecoponto do Jaguaribe, um dos mais movimentados da região, os vereadores Josias da Juco (PSD) e Adauto (PDT) prestigiaram a entrega do primeiro caminhão destinado para o projeto.

“Esse projeto vai ampliar ainda mais as metas que o município tem para se tornar exemplo de coleta seletiva. O Ecoponto do Jaguaribe é bastante movimentado e as pessoas estão acostumadas a trazer os resíduos sólidos aqui. Agora, com esse Projeto da Coleta Seletiva nos condomínios, damos mais um importante passo para tornar Osasco uma referência”, comentou Josias da Juco, que é o autor da lei 4345/2009, que institui a Semana da Coleta Seletiva em Osasco, celebrada na primeira semana de setembro.

O prefeito Rogério Lins anunciou que, além de um caminhão para o Projeto de Coleta Seletiva nos Condomínios, a cidade deve receber em breve mais Ecopontos. “Temos alguns projetos que já saíram do papel e serão entregues em breve. Nossa meta é entregar mais Ecopontos e estimular a população a fazer a destinação correta dos resíduos”, comentou o líder do Executivo.

Para o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro, a parceria com cooperativas e catadores ampliará as metas do município em relação à coleta seletiva. Ribeiro defende que é preciso mais ações para conscientizar a população da importância de participar da coleta seletiva e dar uma destinação correta para os resíduos sólidos.

“Sabemos que o processo para atingirmos as metas que traçamos é longo e precisamos fazer um trabalho constante de orientação. Podemos avançar muito, mas sabemos que é importante darmos esse primeiro passo. Os benefícios de estimular os projetos de responsabilidade ambiental para a população, para a cidade e para o meio ambiente são inestimáveis”, declarou Ribeiro.

Além da coleta seletiva nos condomínios, que agora conta com um caminhão específico para o programa, Osasco conta atualmente quatro ecopontos e quatro mini-ecopontos. A meta, segundo os gestores, é entregar, ao menos, mais 10 Ecopontos até o final da gestão e ampliar as ações que beneficiam as políticas públicas para o meio ambiente, tornando Osasco num modelo de gestão ambiental.