Vereadores prestigiam lançamento da Cartilha Família Acolhedora

por Comunicação — publicado 07/03/2022 13h00, última modificação 07/03/2022 13h49

Por Ana Luisa Rodrigues

Na noite da última sexta-feira (04), os vereadores Josias da Juco (PSD) e Elsa Oliveira (Podemos) participaram do lançamento da Cartilha Família Acolhedora – Canguru, realizado na livraria Saraiva do Super Shopping Osasco.

O projeto Família Acolhedora é de autoria do Executivo e foi aprovado na Câmara Municipal em 2018. Sua implementação se deu no ano seguinte e também gerou uma cartilha, elaborada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Universidade de São Paulo. O objetivo é contar as experiências das famílias acolhedoras em Osasco.

Idealizadora do programa quando estava à frente da SAS, a vereadora Elsa Oliveira participou do lançamento e falou sobre a emoção de ver o programa trilhando novos caminhos. “Como madrinha do programa, me enche de orgulho vê-lo ganhar corpo e se propagar pela nossa cidade e pelo Brasil”, declarou a vereadora.

O vereador Josias da Juco (PSD) lembrou a primeira votação do projeto no Legislativo. “Foi em 2018, em uma Sessão Ordinária, que tive a honra de apresentar e defender o projeto, que é de autoria do prefeito Rogério Lins. Pedi a todos que votassem favoravelmente e fiquei muito feliz em ver que o projeto foi aprovado por unanimidade. A lei 4927/2018 beneficia dezenas de crianças e adolescentes”, afirmou.

O programa Família Acolhedora é formado por famílias que não querem adotar uma criança ou adolescente, mas pretendem ajudá-los com um lar temporário, enquanto aguardam por uma família definitiva. Atualmente, há 15 famílias acolhendo crianças no município.

Para aderir ao programa é preciso atender a alguns requisitos, como morar em Osasco, ter mais de 25 anos, não ter interesse na adoção, estar em boas condições de saúde física e mental, ter uma rede de apoio e disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço, entre outros. Mais informações podem ser obtidas em familiacanguru.osasco.sp.gov.br.