A Escola Mista do Vale de São Pedro Ficava no Jd. D’Abril

por osa — publicado 27/07/2013 13h22, última modificação 04/01/2018 11h29
Durante a Segunda Guerra o Jd d’Abril recebeu uma escola mista para que 60 crianças de pais agricultores estudassem

 

O Jd D’Abril antes de ser um dos 60 bairros de Osasco era uma parte das terras de Flora Jaguaribe. Suas terras ficavam ao lado esquerdo de quem pela Av Padre Vicente Melillo sobe em direção a Av: Prestes Maia. Hoje o bairro tem 118 alqueires e neste total há terras que em tempos passados pertenceram a outros donos. Porém, a idéia de levar uma escola para a Chácara Jaguaribe foi de Olavo Jaguaribe Ekman. Filho de Flora Flora Jaguaribe que era casada com o arquiteto Carlos Ekman, Olavo veio morar com os pais na casa que ainda hoje está nas terras do Bradesco na principal avenida do bairro. Em uma rápida pesquisa pela Chácara e vizinhanças constatou que havia sessenta crianças sem escola. Tratou de conversar com o governo do estado e para facilitar a instalação de sua escola resolveu ceder gratuitamente por 3 anos um prédio de sua propriedade localizado nas ruas Anísio Silveira e Santo Roverco. Depois disso em 15 de agosto de 1939 um decreto estadual publicado em diário oficial criava a Escola Mista do Vale de São Pedro na Chácara Jaguaribe.

Uma professora foi nomeada para dar aulas aos 22 meninos e 18 meninas que tinham 19 carteiras de dois lugares e dois quadros negros para aprender o que a professora que viajava 15 minutos de charrete depois da estação de Osasco para dar aula, podia ensinar.

A merenda era basicamente arroz, feijão e farinha e a sobremesa eram as laranjas e bananas dos muitos pomares da região. A maioria dos alunos ajudava os pais na roça pela manhã e iam à escola à tarde. Todos eram filhos dos donos das chácaras vendidas por Flora em 1929. 

Passaram-se as décadas até que no final da década de 50 veio o Bradesco se instalar na sua Cidade de Deus e as terras do seu entorno passaram a ter um valor comercial maior e compradores dispostos a se fixar e o bairro começou a sair da área rural da cidade de Osasco para ser um bairro. Assim, os loteamentos Conjunto Residencial Veloso de Castro (City); Jardim das Paineiras; Jardim Maio; Jardim Nossa Senhora da Glória; Jardim Nova América; Jardim Oriental; Jardim Santa Rosa; Jardim de Maio; Vila Raul; Jardim São José e Jardim D’Abril venderam seus lotes.

Hoje o bairro localiza-se no Distrito Administrativo Sudeste, sendo delimitado ao Norte pelo bairro Umuarama, na divisa com a propriedade do lar Bussocaba; a Leste com o bairro Adalgisa, pela Rua Waldemar Gomes Sobrinho, Rua Bruno Bizarro e Rua Salomão Jarawan; ao Sul com o município de São Paulo, pela Rua Nicodemus D. Rosa, e, a Oeste, com os bairros City Bussocaba, Bussocaba e Jaguaribe pela Rua Lázaro Suave e pelo córrego Bussocaba. Suas principais avenidas são: Rua Equador; Rua Colômbia; Rua Chile; Rua México; Rua Estados Unidos; Avenida Padre Vicente Melillo; Avenida Prestes Maia e Rua Prof. Raphaela Gomes.E não podemos esquecer das ruas do Jd Oriental onde a primeira rua a receber um nome pelas leis municipais foi a rua Japão, que já era chamada assim antes de Osasco se tornar cidade. Depois veio uma rua que e uma subida danada, ou uma descida desabalada para quem desce, que e a rua Portugal. A rua Itália já tinha este nome antes da lei de numero 1069 de 27 de novembro 1967. 

Neste mesmo bairro, e para não fugir a idéia de homenagear os países, a rua que se chamava Violetas no período de Osasco distrito passou chamar-se Rua Líbano, uma pequena rua paralela à rua Japão. Depois foi a vez de mudar o nome da antiga Rua Jasmim que passou chamar-se Escócia. A antiga Rua das Rosas passou denominar-se Checoslovaquia e a rua que o povo chamava de Estados Unidos que começava na Rua Dona Maria Angelina e terminava na Rua Pan Americana, passou a se chamar Rua Paraguaçu.

 

Mara Danusa