Bonança é um Bairro Jovem

por osa — publicado 27/07/2013 13h27, última modificação 04/01/2018 11h29
Composto por apenas dois grandes loteamentos em terreno acidentado, Bonança vem se consolidando a cada ano
O Bonança é um bairro com uma área de 118 alqueire localizado no distrito administrativo Noroeste, sendo delimitado ao Norte pela Fazenda Paiva Ramos e pelo bairro Três Montanhas; a Leste pelo bairro Industrial Anhangüera; ao Sul pelos bairros Baronesa e Portal D’Oeste, pela Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e faixa da rede de Energia Elétrica; e, a Oeste, pela divisa com o município de Barueri.

O bairro é formado pelos loteamentos Portal D’oeste (Gleba II) e Jardim Bonança II (Parte). Sua vias principais são:Avenida Juscelino K. de Oliveira; Rua Roberto Carlos Sasounian e Rua Sérgio Ribeiro da Silva.

O comércio do bairro se concentra principalmente na Avenida João Ventura dos Santos. O bairro conta com duas escolas municipais a EMEF Prof° Manoel Barbosa Souza e a EMEF Dr. Francisco Lumbralles de Sá Carneiro e uma unidade básica de saúde.

É neste bairro que fica a polêmica avenida Panorâmica, que até poderia unir o extremo norte do município com a via Anhanguera, porém muitas e diversas dificuldades, entre elas a geografia do proposto traçado e principalmente o leito do ribeirão da Baronesa dificultam a execução da obra.

O bairro do Bonança tem muitas linhas de ônibus tanto para o centro de Osasco e Vila Yara como para a Lapa. E por causa disso para a maioria dos moradores do Jd Imperial bairro de Barueri é mais fácil tomar um ônibus em Osasco do que em Barueri. Já para o atendimento de saúde os moradores preferem arrumar endereços falsos em Barueri e receber atendimento no município vizinho. Comportamento próprio de pessoas que moram na divisa de municípios, o mais estranho no entanto é que este é um bairro sem praças e o local mais próximo de lazer é a quadra esportiva das escolas. Mas tudo isso é fruto de um bairro jovem que ainda está se formando e que precisa um pouco mais de tempo para se consolidar.

Mara Danusa