Jd. Umuarama é Parte do Sítio Jaguaribe

por osa — publicado 27/07/2013 13h29, última modificação 04/01/2018 11h29
A floresta de eucalipto plantada por Domingos Jaguaribe deu lugar a Cidade de Deus, ao asilo Bussocaba e a bairro
O bairro do Umuarama tem uma área total de 76 alqueires, formados pelos loteamentos São Vicente de Paula (Setor Bussocaba), Jardim Ester, Jardim Umuarama, Vila Santo Antônio, Jardim Filipini, Jardim Lorian, Jardim Água Boa, Vila Sabará, Vila Clélia e Vila Santa Catarina. Localiza-se no Distrito Administrativo Sudeste, sendo delimitado ao Norte pelo bairro Cidade de Deus, pela divisa deste loteamento; a Leste pelo bairro Adalgisa, pela Avenida Martin Luther King, Rua 17 e Rua Honduras; ao Sul com o bairro Jardim D’Abril e, a Oeste, com o bairro Bela Vista pelo córrego Bussocaba.

Suas vias principais são: Avenida Padre Vicente Melillo; Avenida Martin Luther King; Rua Geraldo Mouran e Rua Dionísio Bizarro. 

Já faz mais de cem anos quando o Dr. Domingos Jaguaribe resolveu plantar dois bosques nas suas terras de Osasco. De um lado, um bosque de eucalipto e do outro, um bosque de pinheiro. Dos eucaliptos restaram algumas árvores no Asilo Bussocaba e na área da antiga gráfica do Bradesco. Aliás, o bairro tem, na grande maioria dos seus primeiros moradores, funcionários deste banco que se instalou na cidade no final da década de 50.

Depois do banco veio o Centro de Processamento de Dados - CEPRO, que também ocupa uma grande área no bairro. Outra grande área singularmente ocupada neste bairro é o clube de golf. Em frente ao clube, hoje começa a tomar forma um conjunto de prédios de luxo. Nas divisas deste mesmo clube, ao lado da Vl. Yara, também se forma um outro conjunto residencial de alto padrão.

É Osasco se verticalizando, o que seria ótimo se a cidade tivesse malha viária e serviços urbanos para atender à nova demanda que está se formando e que rapidamente exigirá da cidade condições que não existem.

Mara Danusa