Três Montanhas Nasceu da Fazenda Paiva Ramos

por osa — publicado 27/07/2013 13h27, última modificação 04/01/2018 11h29
O bairro do Três Montanhas tem uma área total de 65 alqueires que originalmente pertenciam aos 180 da Fazenda Paiva Ramos.
O loteamento que dá nome ao bairro foi feito pelo então proprietário da Fazenda Dr. Manuel Paiva Ramos ao final dos anos 40 do século XX. A parte do loteamento que pertence a chácara Ananhangüera data dos anos 70 do mesmo século.

O bairro localiza-se no Distrito Administrativo Norte, sendo delimitado ao Norte pelos bairros Santa Fé e Paiva Ramos, pela Estrada da Hungria; a Leste pelo bairro Industrial Anhangüera, pela Alameda Roraima; ao Sul com o bairro Bonança, pelo caminho sem denominação, e, a Oeste, com o bairro Paiva Ramos, pelo limite do loteamento Jardim Três Montanhas.

Quando se visita o bairro, a impressão que sem tem é que o tempo ali naquele trecho de Osasco se esqueceu de passar. É um bairro tranqüilo, ainda com muitas ruas sem asfalto com uma boa parte da vegetação original de eucaliptos que foram plantadas por seu fundador.

A principal característica do bairro são dois lagos, sendo que o primeiro já está assoreado e com vegetação de taboa em todo o seu contorno e centro. O segundo lago ainda conserva uma boa lâmina de água e termina na cachoeira idealizada por seu fundador.

Uma paisagem bastante singular na cidade onde ainda se conserva o ponto de arribação de aves silvestres, como paturis e garças brancas que vem se alimentar nestes lagos durante a sua passagem rumo ao norte. Os lagos do três montanhas são resulto da cava de argila para as olarias que fizeram tijolos e telhas para construir a nova São Paulo do começo do século XX. Para que a área não ficasse degradada e feia, o Dr. Manoel Paiva Ramos tratou de transformar as cavas em lagos. 

As principais rua de acesso ao bairro são: Serra das Antas; Serra dos Itatins e Roraima. Todas estas ruas contornam os morros que formam o bairro. Todos os lotes com mais de oitocentos metros quadrados de um lado e do outro lado dos lagos está a vila com lotes de 500 metros quadrados.

Já vai longe o tempo em que na vila todos se conheciam e se reuniam para conversar. Porém, o traçado e a vegetação que ainda no bairro está empresta o ar interiorano que Osasco já perdeu a muito tempo.

Mara Danusa