Vila Campesina Era Local de Descanso da Família Camargo

por osa — publicado 27/07/2013 13h27, última modificação 04/01/2018 11h29
A geografia alta da vila Campesina tornou o sítio da Campesina um local de férias para a família de Fortunato de Camargo

Quando Antônio Agu em 1888 comprou as terras do sítio Ilha de São João onde hoje temos a estação, tinha como visinho do outro lado do córrego Bussocaba uma família que vinha da cidade de Faxina, para passar as férias nos eu sítio da Campesina. Na cidade de origem Fortunato de Camargo se dedicava a criação de gado e ao plantio de milho para o alimento das rezes. Porém, quando o ano letivo começava, em março, e o gado já estava embarcado para vender no frigorífico a família vinha para a sua propriedade próxima de São Paulo, a Vila Campesina.

Fortunato comprou o sítio por recomendação do seu amigo, visinho e futuro genro Dr. Domingos José Jaguaribe Filho. Graças a esta compra a família passava metade do ano na Campesina e a outra metade em Faxina.

Quando Fortunato de Camargo faleceu no começo do século XX a família vendo a propriedade para Delfino Cerqueira e se mudou definitivamente para o centro de São Paulo. Delfino, no entanto conservou o nome original do sítio e o primeiro loteamento que foi feito naquelas terras também se chamava da Vila Campensina, assim o bairro também conservar seu nome.

O bairro da vila Campesina é um dos menores entre os 60 bairros da cidade. Uma área total de 46 alqueires composto pelos loteamentos: Jardim Ermilof; Vila Campesina; Jardim Wilson; Jardim Guanabara. Boa parte dos primeiros moradores deste bairro eram funcionários do Frigorífico Wilson e mais tarde, assim como ainda hoje, funcionário do Bradesco que prestavam serviço na sede do banco na vizinha Cidade de Deus.

O bairro se localiza no Distrito Administrativo Centro, sendo delimitado ao Norte e Leste pelo bairro Industrial Autonomistas pela Avenida dos Autonomistas; ao Sul com os bairros Vila Yara e Cidade de Deus, pela Rua Ancelmo de Medeiros, Rua Mário Milani e Rua Maria L. Ponce, e, a Oeste, com o bairro Centro, pelo córrego Bussocaba. Sua principais vias de acesso são: : Avenida dos Autonomistas; Avenida Dr. Carlos de Moraes Barros; Rua Aurora Soares Barbosa e Rua Deputado Emílio Carlos. 

Hoje o bairro se divide entre residencial e comercial e sofre com os transtornos ocasionados pelas sucessivas transformações bem com as conseqüências do adensamento comercial.

 

Mara Danusa