Vila Yara, o Bairro que Mais Mudou na Cidade

por osa — publicado 27/07/2013 13h27, última modificação 04/01/2018 11h29
Bairro formado por muitas vilas já fez parte do sítio Campesina e teve chácaras de dois alqueires
O bairro da Vila Yara conforme estabelecido na lei 2223/90 tem a extensão de 78,70 alqueires. Sua localização é: Distrito Administrativo Centro, sendo delimitado ao Norte pelos bairros Vila Campesina e Continental pela Rua Raul Torres e Avenida dos Autonomistas; a Leste com o município de São Paulo pela Avenida Martin Luther King; ao Sul com o bairro Adalgisa, pela Rua João Oxisque e Rua Dr. Paulo Ferraz Aguiar, e, a Oeste, com o bairro Cidade de Deus. A união dos seguintes loteamentos deram origem ao bairro: Jardim Guadalupe; Vila São José; Vila Santa Terezinha; Vila das Castanheiras; Vila Yara; Jardim Wilson; Conjunto Residencial Clube Subtenentes e Sargentos; Vila Gilda; Jardim Silvério; Jardim Fraga; Jardim Guanabara; Jardim Ermilof. 

Suas principais vias de acesso são: Avenida dos Autonomistas; Avenida Martin Luther King; Rua João Oxisque; Rua Dr. Paulo Ferraz Aguiar; Avenida Yara e Rua Santa Terezinha.

Os primeiros moradores se instalaram na década de 20. Todos moravam em pequenos sítios de dois alqueires e lá pretendiam plantas e criar. Logo aprenderam que as terras sáfaras não lhes daria futuro e passaram a trabalhar para o Frigorífico Wilson ex Continental. As primeiras famílias eram os Viana, Pizapia, Pereira, Coutinho, Bertoni e Sasso. Após a segunda guerra a Cia Loteadora Suburbana vendeu boa parte desta primeira gleba de terras para a família Matarazzo, que já tinha outras terras e empresas na região. Foi esta mesma família que doou um lote de suas terras para que os moradores do lugar construíssem a igreja da Sagrada Família que hoje fica no lado paulistano da Vl Yara. 

Uma das principais ruas do bairro já se chamou estrada da Pedreira, porém hoje é a rua Dr. Paulo Ferraz Aguiar.O bairro chama-se Vila Yara para homenagear uma das filhas do principal acionista da Cia Suburbana Paulista.
Hoje o desenvolvimento tornou o bairro um dos bairros de maior movimento e número de moradores da cidade. A proximidade de um grande número de comércios na Av: Yara e o conglomerado de grandes redes que se instalaram no antigo bairro industrial Autonomistas transformam dia a dia o perfil de bairro pacato que a Vl Yara manteve por várias décadas.
 

Mara Danusa