Educação e Cultura É Tradição
O total de matrículas correspondem a 65.688 nas escolas e estaduais e 24.913 nas municipais, deixando para a escola particular apenas 19.809 matrículas.
No senso escolar de 1965 apenas 68,4% dos osasquenses entre 6 e 14 anos, estavam matriculados nas escolas do município. Em 2000, dos 183.022 habitantes em idade escolar entre 5 e 19 anos, apenas 17% estavam fora da escola. Um índice bastante favorável em comparação com outras cidades do país ou mesmo com cidades vizinhas.
Em relação à cultura, o plano urbanístico de 1966 falava de uma realidade ainda hoje não vivida por todos os bairros da cidade. Ou seja, o plano já falava da necessidade de se concentrar atividades de recreação e cultura nas escolas. Segundo o conselho do plano de 66, a rede escolar poderia vir a ser um redistribuidor de atividades culturais, desde que utilizada com flexibilidade e imaginação. O plano já alertava que a ausência da recreação no local de moradia, provocava a dissolução do sentimento urbano, o que aumentava a ligação dos moradores de Osasco em relação a São Paulo. Com isso, o município teria mais dificuldade para desenvolver o sentimento comunitário tão necessário ao desenvolvimento da cidadania.
Para promover a humanização da vida em Osasco, era necessário estímulo do poder público bem como a desapropriação, por interesse social, de toda a faixa de retificação do rio Tietê. Se a área em questão fosse ocupada por equipamentos de recreação, lazer, esporte e cultura, talvez tivéssemos uma boa melhoria na qualidade de vida da cidade.
Mara Danusa