Bela Vista se Desenvolveu Rapidamente Após Emancipação

por osa — publicado 07/08/2013 14h03, última modificação 04/01/2018 11h30
Foi a partir da década de 30 que o bairro Bela Vista, que oficialmente tem área total de 98,90 alqueires, começou a receber seus primeiros moradores.

 

Mara Danusa

A iniciativa da comunidade de construir uma igreja na área doada por de Antônio Agu, motivou a compra de lotes no Jardim Bela Vista; Vila Nova Osasco; Vila Aliança; Jardim São Miguel; Jardim Ypê; Vila Sabará; Jardim Água Boa; Vila Floriano ou Jardim Aliança.

Inicialmente, estes loteamentos eram a opção de casa própria aos menos favorecidos. Os primeiros moradores do bairro eram, na sua grande maioria, trabalhadores que não tinham renda suficiente para comprar um terreno e levantar sua casa no centro do distrito de Osasco. Nestes primeiros tempos, para qualquer lado que o morador do novo bairro olhasse, só se avistava campos. Ao olhar para o morro do Jaraguá, via-se o centro de Osasco.

Foi só depois da emancipação da cidade, em 1962, que o bairro começou a encontrar a importância urbana da sua “bela vista”. Por isso, o bairro hoje é o que possui maior quantidade de edifícios da cidade.

Sua localização oficial é estabelecida no Distrito Administrativo Sudeste, delimitado ao Norte com o bairro Vila Osasco, pela Avenida Santo Antônio; a Leste com os bairros Centro e Umuarama, pelo córrego Bussocaba; ao Sul com o bairro Jaguaribe, pela Rua Líbero Carnicelli; e, a Leste, com o bairro Cipava, pela Avenida Antônio C. Costa.

Suas principais avenidas são também eixo comercial importante para toda a cidade. É o caso das avenidas Santo Antônio, Analice Sakatauskas, Júlio Mesquita, Monte Ararati, Antônio C. Costa e Rua Líbero Carnicelli.

Antigamente, a Praça 8 de Maio era local de extração de barro para a cerâmica Hervy. Virou campo de futebol no entroncamento das avenidas Santo Antônio e César Abraão e um dos locais mais movimentados do antigo Buraco Quente. Porém, quando a prefeitura resolveu urbanizar o bairro, achou que seria apropriado transformar o campo de futebol de areia (que outrora serviu a times como o Bandeirante Futebol Clube) na praça esportiva que está em funcionamento desde 1986.