Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho

por osa — publicado 07/08/2013 14h09, última modificação 04/01/2018 11h30
Nasceu em Aracati no Ceará em 02 de novembro de 1848. Filho do Visconde de Jaguaribe e de Dona Clodes Santiago de Alencar Jaguaribe.

Mara Danusa

Diplomou-se com distinção pela academia de medicina do Rio de Janeiro em 1874, foi aperfeiçoar-se em Paris, e veio exercer com brilho sua profissão em São Paulo. Teve duas filhas, Laura e Flora.

Sua tese de medicina era: "Aclimatamento das raças sob o ponto de vista da Colonização do Brasil".

Livros escritos: Reflexões sobre a colonização no Brasil (1878); Questões sociais; Os herdeiros de Caramuru; Arte de formar homens de bem; Carta a Sua majestade o Imperador; Canalização do rio São Francisco para o ceará; O Município e a República; propaganda em favor do Município; O veneno moderno; O Império dos Incas; Atlântide; O Brasil antigo, traduzido para o francês pela, Societá dês Antiquités Americanes, mereceu medalha de ouro. Dedicava-se a pesquisar história junto com seus amigos Capistrano de Abreu e Benedito Calixto.

O Político

O Dr. Jaguaribe foi eleito deputado provincial pelo 8° distrito de São Paulo. Impediu a entrada de escravos, com o imposto de dois contos de reis por cabeça. Libertou os negros de sua fazenda.

Em 1888 foi eleito deputado geral pelo ceará, na última legislatura imperial, sendo candidato da Confederação Abolicionista.

Teve a honra de representar ao mesmo tempo as províncias do Ceará e de São Paulo. Foi médico, lavrador, político e escritos.

Manifestou suas idéias democráticas no Congresso Agrícola de 1878 e se declarou republicano na assembléia de 6 de junho de 1889 conjuntamente com Cesário Alvim, padre João Manuel e Tavares.

Em 1891 foi eleito deputado para o Congresso Constituinte do Estado de São Paulo. Renunciou, porém seu mandato em outubro do mesmo ano desgostoso por ver o seu projeto que criava a escola agrícola e de veterinária, de manifesta utilidade pública, rejeitada pela Câmara. Retirou-se da política em 1892.

O Visconde Jaguaribe, pai de Jaguaribe Filho, era bacharel em direito formado pela Academia de Olinda, em 1870 foi eleito senador pelo Ceará. Foi ministro da guerra em 1871. Condecorado com a medalha da Campanha do Paraguai.