Desenvolvimento Econômico

por osa — publicado 07/08/2013 14h20, última modificação 04/01/2018 11h30
O Parque Industrial osasquense, um dos maiores do Estado de São Paulo, destaca-se no cenário econômico com suas 500 indústrias de grande, médio e pequeno portes, predominando a metalurgia pesada.

 Algumas das maiores indústrias do país no gênero estão instaladas em Osasco: ASEA Brown Boveri S/A, material pesado, com grande parte de sua produção exportada; Ford do Brasil S/A, veículos e motores, Adamas do Brasil S/A, fibras e papelões especiais; Companhia Industrial e Mercantil de Artefatos de Ferro (CIMAF), Osram do Brasil Lâmpadas Elétricas Ltda., White Martins, oxigênio, nitrogênio; Braseixos Rockwell S/A, materiais automobilísticos.

Comércio

O setor comercial osasquense destaca-se na região Oeste da Grande São Paulo, com seus 4 mil estabelecimentos instalados nos ramos de atacado e varejo: Arapuã, Pão de Açúcar, Casas Pernambucanas, Lojas Besni, Ponto Frio, Lojas Americanas, Casas Bahia, Carrefour e Walt Mart entre outras.

Bancos

Em Osasco está localizada a matriz do Banco Brasileiro de Descontos S/A (Bradesco), a maior empresa bancária da América do Sul. Há ainda as seguintes agências bancárias: Banco América do Sul S/A, Banco Bamerindus do Brasil S/A, Banco Bandeirantes S/A, Banco do Brasil S/A, Banco Comércio e Indústria de São Paulo S/A, Banco de Crédito Nacional S/A, Banco de Crédito Real de Minas Gerais S/A, Banco do Estado do Rio de Janeiro, Banco do Estado de São Paulo - BANESPA, Banco Francês e Italiano S/A, Banco Itaú S/A, Banco do Estado de Minas Gerais, Banco Mercantil de São Paulo, Banco Sudameris S/A, além de agências da Caixa Econômica Federal e Estadual.

A denominada Cidade de Deus, onde está instalada a matriz do Bradesco, situa-se na parte centro-sul da cidade e se constitui no maior centro de processamento de dados da América do Sul. Além dos edifícios de direção e escritórios, encontram-se os conjuntos sociais e esportivos dos funcionários do banco.

Sem contar com os benefícios naturais que o município recebe da organização bancária, deve-se ressaltar a real fonte de trabalho que o banco oferece. Centenas de jovens osasquenses ali trabalham e estudam. 

Saúde

A assistência médica do município de Osasco é coordenada pela Secretaria da Saúde, que mantém: 2 hospitais municipais, 3 prontos-socorros na periferia: Jardim Santo Antônio, Vila São José e Rochdalle, conta ainda com postos de saúde e de pronto atendimento, Centro de Referência do Idoso, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Saúde da Mulher, Policlínicas da Zona Norte e da Zona Sul, Centro de Orientação e Aconselhamento sobre AIDS e doenças de verificação de óbito (COAS), Laboratório Patológico.

Existe ainda 1 Distrito Sanitário, 5 Centros de Saúde do Estado e 1 Posto do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS.

O Município conta com hospitais particulares, cujo número de leitos somados aos da unidade da Secretaria da Saúde do Município, atinge 1.200; cerca de 500 médicos, 400 dentistas e 300 farmácias cadastradas na Farmácias Associadas da Região Oeste da Grande São Paulo.

Educação

O sistema educacional de Osasco compreende 86 unidades pertencentes à rede estadual, que abrange 1º e 2º graus, subordinados à 1ª e 2ª Delegacias de Ensino de Osasco; e a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), com duas unidades de ensino: uma na Zona Norte e outra na Zona Sul e mais 20 colégios particulares.

No ensino pré-escolar, a municipalidade mantém 46 unidades infantis, além de uma escola especializada no atendimento à crianças excepcionais, e uma Escola Municipal para Deficientes Auditivos (EMEDA).

A Prefeitura do Município de Osasco presta assistência aos alunos de todas as escolas das redes municipal e estadual, que recebem diariamente merenda escolar, preparada sob supervisão de merendeiras especializadas, contratadas pelo município.

A Educação em Osasco (2002)

Escolas Estaduais de Ensino Fundamental: 46
Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio: 40
Escolas Estaduais de Ensino Médio (CEFAM): 1
Escolas Municipais de Educação Básica e Cursos Profissionalizantes (FITO): 2
Escolas Municipais de Ensino Fundamental: 30
Instituições de Ensino Superior: 4
Escolas Municipais de Educação Especial: 2
Escolas Municipais de Educação Infantil: 48
Creches Municipais: 39
Escolas Estaduais com Magistério: 4
Escolas Particulares de Ensino Fundamental e Médio: 71

Museu

O Chalé Brícola, onde está instalado o Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud, foi construído pelo banqueiro Giovanni Brícola, no final do século passado, e de sua construção participou Antonio Agu, fundador de Osasco.

Edificado em estilo flamenco, com o melhor material existente na época: pinho de riga, mármore de Carrara e azulejos europeus, o Chalé Brícola serviu como residência para várias outras famílias, entre elas a de Dimitri Sensaud de Lavaud, inventor e cientista, que das suas imediações, no dia 7 de janeiro de 1910, realizou o primeiro vôo com um aparelho mais pesado que o ar na América do Sul.

Depois de ter ficado abandonado durante muitos anos, o chalé foi escolhido como sede para o Museu Municipal, instalado em 30 de junho de 1976.

Acervo: criado pela Lei 401, de 28 de outubro de 1964, o Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud recebeu essa denominação, através do Decreto 3.800, de 25 de janeiro de 1977.

Seu acervo, além de abrigar documentos a respeito de Dimitri Sensaud de Lavaud, e a única peça que ainda resta do avião “São Paulo”, com o qual ele realizou seu vôo histórico; a Farmácia de Pedro Fioretti, a primeira de Osasco, com todos os livros de receituário, vidros de remédios e balanças de precisão utilizadas por aquele farmacêutico, para atender a população, fotos da Vila Osasco, no início do século; fotos, tijolos e tubos de cerâmica da Cia. Cerâmica Industrial, depois Hervy; fotos e as paredes de mó da Cartieira, indústria de cartonagem; fotos das fábricas que foram instaladas na segunda fase da industrialização de Osasco, tais como Cobrasma, Rilsan; além de obras de arte, tais como: a maquete de um segmento do monumento às bandeiras, de Victor Brecheret que, à época de sua realização, era morador na Vila São Francisco, hoje pertencente a Osasco.

Por outro lado, os jardins do Museu, totalmente arborizados, são muito bonitos, constituindo-se, por si só, excelente passeio para crianças e adultos.

O Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud está localizado à Av. dos Autonomistas, 4001, e está à disposição do público, de terça-feira à domingo, das 8 às 17 horas. 

Faculdades

Os cursos superiores são ministrados pelas Faculdades Integradas de Osasco, elevadas à categoria de Centro Universitário FIEO - UNIFIEO, que oferecem os cursos: 

Informática, Secretariado Executivo, Direito, Letras, Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências, mantidas pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco - FIEO, que é a entidade mantenedora das Faculdades, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (FEAO), com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Ciências da Computação. A cidade ainda conta com outra universidade, a UNIBAN.

Biblioteca

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato mantém um serviço de informações com dados e pesquisas sobre assuntos gerais. Funciona ainda no local uma Biblioteca Infantil, setor circulante, uma Hemeroteca, um Blaller, setor infanto-juvenil, sala de artes, pátio de eventos e sala de acervo – TSU. 

Além dessa biblioteca existe outra na da Cidade de Deus, sede do banco Bradesco, que serve aos seus funcionários e estudantes, bem como as bibliotecas das Faculdades ligadas à FIEO, nos seus dois campi no município. A Biblioteca da Cadeia Pública atende aos detentos e funcionários.

Recreação

Um ambiente que proporciona longas horas de lazer à população osasquense é o Parque Chico Mendes, localizado no bairro City Bussocaba, com uma área totalmente verde, quiosques, quadras poliesportivas, churrasqueiras e playground. E o Centro de Lazer Antônio Temporim, no Jardim Cipava.

Clubes Sócio-Recreativos

Osasco é uma cidade muito rica em clubes. Os principais são: Associação Atlética Floresta, Clube Atlético Osasco, Associação Cristã de Moços, Clube dos Subtenentes e Sargentos do II Exército, Clube de Campo de Osasco, Sociedade Recreativa Cobraseixos, Clube Recreativo Adamas, Associação Recreativa Granada, Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira (ACENBO), Raphsody Club, além de outros clubes localizados nos vários bairros da cidade.

Esporte

Os centros esportivos mantidos pela Prefeitura são: Ginásio de Esportes Ives Tafarello, Centro Esportivo José Liberatti, Centro Poliesportivo Domingos Piteri, Centro Esportivo Thomaz Sacho, Ginásio de Esportes Domênico Spitaletti, Ginásio de Esportes Prof. José Liberatti, Centro Esportivo Flávio Gazeta Oliva, Sede das Ligas de Tênis de Mesa, Liga de Futebol Amador de Osasco, Liga Osasquense de Futebol de Salão. 

Muitos nomes hoje estão definitivamente consagrados no cenário esportivo no município de Osasco: no futebol - Carnera, Grané, Alan, Mexicano, Roque, Zoé, Todé, Jair da Costa e mais recentemente Peri, Joaquim Rocha, Osni, Gilmar, Carlos Alberto, Edú, Sotter, Peres, Ditinho. No boxe, Vicentão, Miguel de Oliveira, ex-campeão brasileiro dos meio-médio ligeiros (junho de 1.978) e Nelson Gomes, campeão brasileiro dos meio-médio ligeiros. No judô, o judoca osasquense Massanari Yanagimori, faixa preta, 4º lugar no ranking, começou seus estudos aos 8 anos de idade e esteve durante 5 anos no Japão, onde fez outros cursos de aperfeiçoamento. Foi campeão brasileiro em 1.971, bi-campeão dos Jogos Abertos do Interior e defendeu o Brasil no 80º Campeonato Mundial de Judô, realizado em junho de 1. 973, na Suíça. Seu pai Massanoru Yanagimori, dirige em Osasco uma escola de judô, preparando atletas para o futuro.

Assistência Social

A atividade assistencial em Osasco é desenvolvida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência e Promoção Social, que mantém uma Casa da Juventude, Casa da Criança, creches para atendimento de crianças, cujas famílias, de baixo poder aquisitivo, necessitam dos vencimentos das mães. Há também os Centros de Vivência instalados nos bairros da cidade. Essa Secretaria promove também o levantamento sócio-econômico nas favelas, para que o Fundo Social de Solidariedade do Município possa realizar anualmente a sua Campanha do Agasalho, para distribuir aos mais necessitados. Realiza também cursos de arte culinária, corte e costura, entre outros, nos sete Centros de Vivência existentes na cidade.

Entidades Assistenciais Particulares

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), sob a orientação da professora Lígia de Barros Santos, tem prestado inestimáveis serviços às diversas famílias do município e região; a Assistência Vicentina de Osasco, Instituto Espírita Reencarnação - Recanto da Vovó, Associação de Atendimento Multiprofissional e Ensino Especial Profissionalizante, Sociedade Pestallozzi de Osasco, Associação Padre Domingos Barbé, Lar Plantio do Amor, Lar Jesus Entre as Crianças, Sociedade Beneficente Gotas de Amor, Associação das Mães Crecheiras de Osasco, Associação de Mulheres em Defesa das Crianças, União Mader, Associação de Defesa do Menor de Rua, Centro Promocional Cristo Rei, Associação de Munícipes para Amparo do Menor 0sasquense, Associação das Mães Unidas do Jardim Novo Osasco, Associação União das Mães do Jardim das Flores, Associação de Educação Popular Pixote, Centro de Participação Popular do Jardim Veloso, Comunidade Espírita Cristã Maria Clara, Centro Social Santo Antônio, Centro Social e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, Lar Bartuira Sociedade Assistencial Espírita, Promoção Humana Sociedade de Educação e Caridade "Lar Madre Benedita”, Associação das Mães do Veloso e Núcleo Kardecista 21 de Abril.

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral é constituído de 409.699 eleitores registrados até agosto 1996, nos 7 cartórios eleitorais.

Religião

A religião predominante é a católica, tendo em Osasco a Catedral, sob a coordenação do Bispo Dom Francisco Manoel Vieira, com 14 capelas e 38 paróquias. Os evangélicos contam com 140 templos de diversas denominações, e os espíritas contam com 900 templos registrados na União Regional Umbandista da Zona Oeste da Grande São Paulo.

Comunicações

Telefonia: o serviço está entregue à empresa Telefônica, e conta com 43.096 telefones instalados na zona urbana, sendo 31.062 residenciais, 969 públicos e 11.065 não residenciais (dados fornecidos pela TELESP, até 19 de março de 1992).

Correios e Telégrafos: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - conta com modernas agências de correios em vários pontos da cidade. 

Jornais e Rádios: Em 0sasco circulam os jornais: O Diário, Primeira Hora, A Rua, o Grande Osasco, Folha Comercial e Industrial, O Correio do Povo e 3 emissoras de Rádio: Difusora Oeste, Iguatemi e Alpha FM.

Meios de Transportes

Ferrovia - O município de Osasco é servido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM, que oferece transporte interligando Osasco à São Paulo, bem como a outras cidades (Carapicuiba, Barueri, Jandira, São Roque etc.), das 04:00 às 24:00 horas.

Rodovias - O Sistema viário da cidade é formado pela Rodovia Anhangüera, Raposo Tavares e Castelo Branco, além da Avenida dos Autonomistas, que corta o município, ligando-se à capital e aos demais municípios da Zona Oeste da Grande São Paulo.

Transportes coletivos - O sistema de transporte coletivo do município de Osasco é composto por linhas municipais e intermunicipais, além da CPTM.

Atualmente, Osasco conta com 34 linhas municipais, sendo operadas pelas empresas: Viação Osasco, Auto Viação Urubupungá, e CMTO - Companhia Municipal de Transportes de Osasco. Além do transporte coletivo, Osasco conta com aproximadamente 250 táxis que servem ao município.

Rodoanel

O Rodoanel Metropolitano de São Paulo é uma obra do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de São Paulo. E, sem dúvida, trata-se da alternativa mais inteligente e oportuna para que se possa ordenar o crescimento e promover a integração da Região Metropolitana de São Paulo.

Fundamental na melhoria da qualidade de vida urbana e também das condições ambientais da Grande São Paulo, o Rodoanel Metropolitano será uma via expressa com aproximadamente 160 km de extensão, com pedágio e controle de acessos, velocidade de 100 km/h, duas pistas com duas a cinco faixas de tráfego, interseções em desnível e sistema viário secundário composto por marginais e trevos.

O Rodoanel passará por 19 municípios da Região Metropolitana e deverá acessar dez rodovias, captando tanto o tráfego local como o tráfego de passagem estadual e interestadual. E cruzará cinco ferrovias, em locais onde será possível implantar terminais de transferência de passageiros e de cargas.

Importância estratégica - o Rodoanel Metropolitano é a obra certa, no lugar certo, na hora certa. É a saída mais racional para o desenvolvimento futuro da metrópole. E por várias razões estratégicas.

Primeiro porque o Rodoanel diminuirá os congestionamentos em São Paulo, principalmente nas marginais Tietê e Pinheiros, coletando e distribuindo o tráfego na região e desviando o tráfego de passagem. Depois porque possibilitará a transferência dos terminais de carga, hoje localizados em áreas densamente ocupadas da região, para outros locais, reduzindo assim os custos de transporte – que afetam diretamente o "Custo Brasil", e liberando estes grandes espaços para usos socialmente mais nobres, que melhorem a qualidade de vida dos habitantes da Grande São Paulo.

Finalmente, o Rodoanel é fundamental para a complementação de projetos do Governo Federal na duplicação dos corredores de integração do Mercosul, do Governo Estadual na adequação de sua malha viária interna, e do Governo Municipal na melhoria da qualidade do tráfego, facilitando a expansão do programa de corredores de transporte coletivo da cidade.

Tudo isso demonstra que o Rodoanel é uma obra de interesse nacional. E principalmente que este é o momento adequado para a sua implantação.