Loteamentos de Osasco Eram Ocasionais e Distantes

por osa — publicado 08/08/2013 12h30, última modificação 04/01/2018 11h30
Formar uma cidade não é uma realidade que aconteçe da noite para o dia. E há uma série de fatores geográficos que impedem ou facilitam a construção de moradias aqui e ali.
Mara Danusa

 

 

O processo de ocupação do solo em Osasco começou na faixa entre as várzeas do rio Tietê e a estrada de Itu. Isto aconteceu porque há na cidade um relevo geral, mais alto na zona norte do que na zona sul, e córregos encaixados entre um alto e outro, de pouca água no inverno e de enxurrada e inundações no verão. Este acontecimento natural levou ao surgimento dos primeiros loteamentos nos espigões, parte alta dos morros. 

Loteamento na Cidade de Deus

Loteamento na Cidade de Deus

Outro fator importante para a formação dos primeiros bairros da cidade foi a canalização, ainda que parcial, do rio Tietê que possibilitou o surgimento do loteamento do Jd. Rochdale, Jd. Piratininga e IAPI na Zona Norte. A instalação do Bradesco fez surgir os loteamentos que deram origem ao bairro Cidade de Deus e Jd. Umuarama. 

Os bairros da Vila dos Remédios e Jd. D'Abril surgiram com os loteamentos que aconteceram em decorrência da expansão das regiões paulistanas. Esta é a origem da Vl. dos Remédios, que resulta da expansão residencial e industrial da Lapa, e a do Jd. D'Abril, que tem pela Rodovia Raposo Tavares o acesso rápido à capital. 

Na região metropolitana da São Paulo dos anos 60, era corriqueiro o processo de ocupação pelo método de loteamento: o proprietário de um sítio dividia um setor de suas terras e instalava famílias como forma de pressionar o poder público colocar infra-estrutura urbana (guia, sarjeta, luz, esgoto, etc.). Atendida, pelo menos em parte às exigências urbanas, o primitivo proprietário dividia e vendia o restante da gleba por um preço melhor. Esta característica ocupacional aconteceu em loteamentos e terrenos planos e enxutos, evitando assim que o empreendedor gastasse com movimentação de terra e drenagem no custo do seu loteamento.