Osasco É Uma Cidade Multifuncional

por osa — publicado 08/08/2013 12h31, última modificação 04/01/2018 11h30
A maioria dos bairros que compõem o município, têm a característica de serem multifuncionais. Ou seja, a cidade não tem bairros estritamente residenciais, comerciais ou industriais. Em todos os bairros temos moradias, fábricas, comércio, clubes e praças. Assim, Osasco passa a ter bairros que tecnicamente se chamam unidades ambientais. Para quem pensa que ambiental tem que ter verde, é bom pensar nos bairros do Veloso, Padroeira, Helena Maria, Mutinga e Vila Menk, onde o verde é escasso até nas calçadas.

Mara Danusa

Unidade ambiental, para o urbano, é onde o habitante pode se identificar facilmente com o meio físico. Assim foi com a empresa Transdroga na Vila Yolanda, o Shopping Continental na Vila Yara, a praça N. Sra. dos Remédios no bairro de mesmo nome e a Capelinha no Helena Maria. 

Quando do primeiro plano diretor, a cidade tinha uma grande parte de suas unidades ambientais vazias, o que viabilizava uma proposta de ocupação. E com vantagem para maior riqueza da trama urbana, com melhor utilização do equipamento de infraestrutura, iluminação, pavimentação, guia, sarjeta, canalização de água, esgoto etc. 

Neste novo milênio, 99% de todos os equipamentos públicos a serem instalados na cidade dependem de desapropriações, o que encarece a construção pública. 

O crescimento desordenado do número de conjuntos residenciais, leva a cidade a ter todos os seus equipamentos públicos e vias, pressionadas pelo crescimento desordenado e sem planejamento.

A diferença mais importante entre 1966 e atualmente, será certamente o sentimento de cidadania que deve ter sido construído ao longo dos últimos 40 anos.