Transporte Coletivo é Serviço em Constante Evolução

por osa — publicado 08/08/2013 12h31, última modificação 04/01/2018 11h30
Para qualquer município da região, para qualquer bairro da cidade ou para qualquer das principais cidades do país, há um ônibus que passa ou sai de Osasco.

 

Mara Danusa

No começo o município era um aglomerado de bairros fracamente interligados entre si, mas certamente bem ligados à São Paulo. Tanto que os moradores da zona norte usavam a linha de lotação que fazia Osasco-Lapa, e os moradores da zona sul e centro, usavam a lotação Osasco-Pinheiros. 

A maioria dos moradores da Osasco de agora não se lembram que há 40 anos, o ônibus que saia do centro em direção à Carapicuíba, levava horas para chegar à cidade vizinha. Quem quisesse ir a qualquer lugar fora do horário de entrada e saída das fábricas, tinha dificuldade para encontrar condução. 

Quando chovia, ou no período da seca, o sofrimento para o usuário aumentava. Um dia, poeira até ficar amarelo. No outro, andar e saltar porque o atoleiro exigia. Ainda bem que os tempos mudaram. Se há um ítem de desenvolvimento urbano que progrediu rapidamente nos últimos 40 anos, é transporte coletivo. 

Ruas pavimentadas, ônibus a toda hora para qualquer lugar da cidade ou da região. Os trens, não são mais os demorados e raros de outrora. Há a linha conjunta com o metrô que liga as cidades da região com os bairros da zona sul de São Paulo. Para completar, não há mais necessidade de ir à São Paulo para sair ou chegar de outras cidades do estado e do país: a rodoviária de Osasco liga os moradores da região com outros tantos lugares distantes.