Transporte Coletivo é Serviço em Constante Evolução
Mara Danusa
No começo o município era um aglomerado de bairros fracamente interligados entre si, mas certamente bem ligados à São Paulo. Tanto que os moradores da zona norte usavam a linha de lotação que fazia Osasco-Lapa, e os moradores da zona sul e centro, usavam a lotação Osasco-Pinheiros.
A maioria dos moradores da Osasco de agora não se lembram que há 40 anos, o ônibus que saia do centro em direção à Carapicuíba, levava horas para chegar à cidade vizinha. Quem quisesse ir a qualquer lugar fora do horário de entrada e saída das fábricas, tinha dificuldade para encontrar condução.
Quando chovia, ou no período da seca, o sofrimento para o usuário aumentava. Um dia, poeira até ficar amarelo. No outro, andar e saltar porque o atoleiro exigia. Ainda bem que os tempos mudaram. Se há um ítem de desenvolvimento urbano que progrediu rapidamente nos últimos 40 anos, é transporte coletivo.
Ruas pavimentadas, ônibus a toda hora para qualquer lugar da cidade ou da região. Os trens, não são mais os demorados e raros de outrora. Há a linha conjunta com o metrô que liga as cidades da região com os bairros da zona sul de São Paulo. Para completar, não há mais necessidade de ir à São Paulo para sair ou chegar de outras cidades do estado e do país: a rodoviária de Osasco liga os moradores da região com outros tantos lugares distantes.