Vereador Batista Comunidade

por osa — publicado 08/07/2013 20h55, última modificação 06/11/2023 12h12
vereador-batista-comunidade161x225.jpg

Nome Civil: Batista de Souza Moreira
Nascimento: 02/11/1974
Naturalidade: Canto do Buriti/PI
Ocupação: Mecânico de Manutenção
Grau de Instrução: Ensino Médio Completo
Partido: AVANTE
Legislaturas: 2013-2016; 2017-2020; 2021-2024
Comissões Permanentes: De Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos Municipais (presidente)
Telefone/Fax: (11) 3699-9189
E-mail: batistacomunidade@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/batistavereadordeosasco | instagram.com/batistacomunidade
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 4º andar, Sala 12 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

Batista de Souza Moreira nasceu em 2 de novembro de 1974, no estado do Piauí, e veio aos 4 anos morar em Osasco. Criado por mãe solteira na periferia da cidade, o vereador viveu e viu de perto todas as dificuldades que a população mais carente sofre no país. Começou a trabalhar vendendo frutas aos 8 anos, depois foi engraxate, trabalhou numa empresa de purificadores de água e se tornou mecânico. Mora há 49 anos no mesmo bairro, é casado e pai de três filhos.

O vereador, que está no seu terceiro mandato parlamentar, é chamado de Batista Comunidade pelo trabalho social e de suporte a usuários de drogas que, mesmo antes de ingressar na política, sempre desenvolveu em diversas comunidades de Osasco.

Desde o seu primeiro mandato, em 2013, Batista Comunidade tem apresentado projetos voltados aos menos favorecidos. Já conquistou diversas benfeitorias em favor da população, principalmente dos moradores dos bairros da Zona Norte da cidade. Dentre essas conquistas, Batista destaca a implantação da gestão compartilhada nas UPAs da Vila Menck e Jardim Conceição, que permitiu a ampliação dos serviços oferecidos. As unidades agora contam com pediatra, ortopedista, dentista e clínico geral. Batista também conseguiu melhorias na área de infraestrutura para bairros da Zona Norte, como asfalto, canalização de córrego, construção de creche, campo de futebol com grama sintética e reativação de Unidade Básica de Saúde.

Outra conquista do vereador foi a criação do Hospital Veterinário de Osasco, cuja lei é de sua autoria

Terceiro Mandato

“Nesta terceira eleição, tive uma votação muito expressiva. Somente em um local de votação recebi mais de 1300 votos, acredito que nenhum outro vereador da cidade teve essa quantidade de votos em um mesmo local. Isso me deixa muito feliz e indica que a população confia no nosso trabalho. Mesmo com todas as dificuldades, ainda conseguimos fazer reformas de duas Unidades Básicas de Saúde, que estavam bem sucateadas, a construção de uma creche e o recapeamento e iluminação de LED em algumas ruas da região”, explica Batista.

Para o vereador, é importante andar pela cidade para ouvir a população e fiscalizar obras públicas. Também busca sempre manter contato permanente com autoridades municipais para apresentar solicitações e fazer cobranças, quando necessário. As visitas do parlamentar são frequentes, principalmente nos hospitais e aparelhos de saúde, onde acompanha, de perto, o funcionamento e atendimento à população.

Em 2023/20214, por indicação do vereador, serão construídas uma Escola do Futuro no Jardim D´Avilla e uma nova creche no Jardim Mutinga. Também por meio de indicação do vereador, a UBS Otacílio Firmino Lopes, no Jardim Mutinga, será reformada. Graças a uma emenda parlamentar de Batista, para o exercício de 2023, o ABAS localizado no Jardim Mutinga, será totalmente reformado.

Pessoas com Deficiência

Batista afirma que uma questão prioritária neste novo mandato é a assistência às crianças com deficiência. “Uma coisa que eu vou dar muita atenção nesse mandato será a questão das crianças com deficiência. As mães que têm crianças atípicas sofrem muito. Às vezes uma simples consulta já é um transtorno. Para melhorar o atendimento dessas crianças e trazer uma qualidade de vida melhor, fiz algumas indicações e projeto de lei que foram bem-sucedidos. A primeira conquista foi ter estagiários em sala de aula acompanhando crianças com deficiência. Conseguimos implantar o símbolo do autismo nos assentos preferenciais dos ônibus municipais. Foi criada a lei que obriga os cinemas da cidade a oferecer, uma vez por mês, sessões adaptadas para pessaoas com deficiência. Indicamos para o novo hospital infantil uma ala especializada na avaliação do desenvolvimento, comportamento e aprendizagem infantil. Indiquei também um SER tipo 4 no município, um centro de referência para TEA (Transtorno do Espectro Autista) e uma escola clínica. Conseguimos abrir um diálogo entre o governo e a sociedade civil sobre o tema. Foram ganhos e avanços relevantes para esse grupo de pessoas da nossa cidade", diz o vereador.

Juventude e Combate às Drogas

Uma das questões mais importantes para o parlamentar segue sendo o combate ao uso de drogas. “Eu, apesar de crescer na periferia, tive oportunidade de poder trabalhar, de não me envolver com o crime, porque nas periferias quem não manter o foco e buscar oportunidades, infelizmente, acaba se perdendo no meio do caminho, se envolvendo com drogas e entrando para o mundo do crime. Sempre fiquei atento a essa questão de tentar salvar a nossa Juventude. Comecei a auxiliar as famílias de jovens dependentes de drogas através de um projeto muito sério, onde buscamos conversar com a família e com o dependente, avaliar o perfil deste jovem e encaminhar para a internação. Existem jovens que participaram desse projeto que conseguiram se livrar das drogas e hoje trabalham, são formados. Têm até em que se tornou advogado. Infelizmente, existem casos que encaminhamos para o tratamento várias vezes e não adiantou nada. É uma luta muito grande. É um problema que tem que ser encarado com seriedade pelo poder público”.

Gabinete

O vereador destaca que seu gabinete está sempre aberto para atender à população, para que sejam levadas questões e demandas coletivas buscando soluções para problemas da cidade. “Sou simplesmente um funcionário da população. Farei tudo que estiver ao meu alcance e dentro da legalidade para atender todas as questões de interesse público que chegarem ao meu gabinete. Nesse novo mandato, quero seguir à disposição da população de Osasco para enfrentar novos desafios, propor projetos diferentes, sempre com a mesma vontade e disposição que tive desde o primeiro dia do meu primeiro mandato”, finaliza Batista.

Sinal de LIBRAS do Vereador Batista Comunidade